Eleições 2022

Lula vota em São Bernardo e critica ‘cena grotesca’ de Zambelli. ‘É o Brasil que nós não queremos’

Acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin, e do candidato a governador Fernando Haddad, o ex-presidente também destacou estar confiante da vitória neste segundo turno. “O dia 30 de outubro mais importante da minha vida”

Reprodução
Reprodução
"Hoje possivelmente seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro", destacou Lula

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa o segundo turno neste domingo (30) por seu terceiro mandato à Presidência, votou na manhã deste domingo (30) na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ele chegou ao local de votação por volta das 9h10, acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo paulista Fernando Haddad (PT). 

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, mulher de Lula, os deputados eleitos Marina SIlva (Rede-SP) e Guilherme Boulos (Psol-SP) e a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, também acompanharam o presidenciável na votação. Dentro da escola, Lula foi ovacionado por apoiadores com gritos de “olê, olê, olá, Lula, Lula”. Ao deixar a cabine, às 9h25, o petista repetiu o gesto que fez no primeiro turno, ao beijar o comprovante de votação. 

“Hoje possivelmente seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer”, afirmou em coletiva de imprensa. Lula mostrou-se confiante de sua vitória ao destacar que os eleitores irão escolher um projeto que defende a democracia. 

Cena grotesca de Zambelli

O ex-presidente também comentou sobre suas propostas para melhorar a vida dos brasileiros e a imagem do Brasil no exterior. “Antes da posse eu também quero fazer viagens para países da América do Sul para restabelecer uma aliança e para os Estados Unidos. Por mais divergências que tenhamos, precisamos nos aproximar dos Estados Unidos, visitar a China, a União Europeia”. A expectativa em caso de vitória é que o atual governo de Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, “seja civilizado para fazer uma boa transição”, disse o petista.

Questionado sobre as imagens que viralizaram neste sábado (29), que mostram a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP), aliada de Bolsonaro, apontando uma arma para um homem negro no Jardins, bairro classe média alta de São Paulo, Lula descreveu a cena como “grotesca”. “O que nós vimos ontem, mostrado por uma deputada, é o Brasil que nós não queremos.”

“Nós estamos lutando para viver em um país civilizado, onde as pessoas se respeitem, onde uma deputada não precise andar armada e saia correndo atrás do cidadão. Foi uma cena grotesca no dia das eleições em que as pessoas não podiam andar armadas”, contestou o ex-presidente. 

Lula favorito

Lula é o favorito a ser eleito neste domingo, de acordo com pesquisas eleitorais de diferentes institutos. Ainda nesse sábado, tanto o Ipec (ex-Ibope) como o Datafolha confirmaram a vantagem para o ex-presidente. De acordo com o Ipec, ele tem 54% dos votos válidos contra 46% do atual presidente. No Datafolha, Lula lidera com 52% ante 48% do candidato do PL. 

Até o momento, os boletins de urnas já confirmam a vitória de Lula em diversos países da Ásia e Oceania que concluíram a votação mais cedo por conta do fuso horário. É o caso de Nova Zelândia, Austrália e Coreia do Sul, onde o candidato somou mais de 60% dos votos válidos neste segundo turno. Seu adversário, o atual presidente, aparece à frente em Taiwan e no Japão.