eleições 2022

Lula vai ao Paraná pela primeira vez após prisão ilegal para filiação de Requião ao PT

Roberto Requião deve ser candidato ao governo do Paraná. No sábado, ex-presidente vai a assentamento do MST em Londrina

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Filiação de Requião fortalece PT em um estado onde o partido não foi bem nas eleições presidenciais de 2018

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a Curitiba nesta sexta-feira (18) para participar do ato de filiação do ex-governador e ex-senador pelo Paraná, Roberto Requião, ao PT. Será a primeira vez que o petista vai à cidade onde ficou preso durante 580 dias após condenação ilegal em processo julgado pelo ex-juiz Sergio Moro. O evento será realizado às 18h, na Expo Unimed.

Requião, figura histórica do MDB, saiu do partido em agosto de 2021 e estava sem legenda desde então. Pelo PT, deve ser candidato ao governo do estado, ajudando a consolidar um arco político também para fortalecer a candidatura de Lula no estado. Em 2018, Jair Bolsonaro teve 68,4% dos votos válidos no Paraná, no segundo turno, contra 31,6% de Fernando Haddad.

Em entrevista à TV 247, Requião atribuiu a rejeição à esquerda e ao PT no estado como “uma lenda”. “Estou disposto, com a experiência administrativa que adquiri na vida, a consertar o Paraná para os paranaenses, e o PT é um instrumento disso”, afirmou. “A essência do Partido dos Trabalhadores e a devolução da esperança ao povo, que se traduz na candidatura de Lula, me faz eliminar qualquer vacilação e hesitação.”

“Nós precisamos fazer um grande movimento contra a extrema-direita no Brasil e o Requião é a pessoa mais preparada no Paraná para vencer essa batalha conosco. É só assim que a gente vai conseguir resgatar o país e o Paraná para o nosso povo novamente”, afirmou Lula. 

Lula e Requião visitam assentamento do MST

Na manhã de hoje, a presidenta nacional do partido e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, saudou a chegada do ex-governador. “Hoje é dia de receber no PT o amigo de longas jornadas @requiaooficial. Tenho muito orgulho de junto com @LulaOficial assinar a ficha de filiação desse grande companheiro. Seja bem-vindo, Requião! Você é importante no nosso movimento pra derrotar o atraso e reerguer o Brasil!”, postou em seu perfil no Twitter.

Após o ato de filiação de Requião em Curitiba, o ex-presidente Lula visitará o assentamento Eli Vive, em Londrina, interior do Paraná, no sábado (19). A atividade “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares” pretende reunir 10 mil pessoas de comunidades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de todo o estado.

“Nós estamos muito felizes, radiantes. Queremos mostrar pro presidente Lula toda a nossa luta de anos, e que a reforma agrária é possível. Com a conquista da terra, que tem como trabalhar com a agroecologia, produção de comida para o povo, saúde, educação, cuidar da natureza”, afirma a assentada no Eli Vive e integrante da direção estadual do MST Sandra Ferrera, ao Blog do Esmael.

Além de Lula, estarão presentes Gleisi Hoffmann, Roberto Requião e os dirigentes nacionais do MST João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues.