À espera do resultado

‘Lula mostrou que é possível criar empregos sem tirar direitos’

Presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira apostou 1º turno, assim como Vagner Freitas. Mas ambos dizem que militância estará preparada para 2º

Reprodução/TVT
Reprodução/TVT
"Minha expectativa é que a gente ganhe no primeiro turno e resolva logo essa angústia"

São Paulo – A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, afirmou neste domingo (2), durante a apuração do primeiro turno das eleições, que o atual presidente Jair Bolsonaro não tem “compromisso” com os trabalhadores. Todas as medidas do atual governo, segundo ela, foram no sentido de aprofundar a precarização do trabalho. Por isso, ela acredita na vitória do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.

“Bolsonaro acha que você tem que escolher entre direitos e emprego. Mas Lula mostrou que podemos ter emprego e direitos”, disse Juvandia em entrevista ao programa Especial Eleições 2022, da TVT. Ela ainda citou que Bolsonaro foi desrespeitoso com as mulheres. “Ele acha que ter uma filha mulher é uma fraquejada”. E debochou das vítimas da pandemia. “Imitou pessoas morrendo com falta de ar”, disse ao repórter Jô Miyagui. Ela acompanha a apuração num hotel na região central de São Paulo, junto ao ex-presidente Lula e sua equipe.

Vice-presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas também apostou em vitória de Lula no primeiro turno. Mas disse que a militância deve estar “preparada” para o segundo. Nesse sentido, disse ainda que Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, vai “muito forte” para a disputa no segundo turno. “Depois da palhaçada feita no Brasil em 2016 e 2018, acho que o país resgata o seu encontro com a democracia”, afirmou.

Congresso

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) também se mostrou otimista. Ele acredita que é possível eleger cerca de parlamentares para ajudar Lula no Congresso Nacional. De acordo com as últimas parciais, ele aparece em quinto lugar entre os candidatos mais votados do PT em São Paulo. No estado, a partido espera eleger ao menos dez representantes. “Estando em quinto, estou feliz. Quero é estar lá”.

Ele também afirmou que “mudança” e “esperança” são as marcas dessa eleição. “Vi muitas mulheres nas ruas falando ‘tem que tirar esse cara (Bolsonaro) de lá’. E seguimentos da classe trabalhadora também assim o querem. Bem como a maioria do eleitorado”. Assim, Teixeira também acredita na vitória final de Lula ainda neste domingo. “Estou com fé que dê primeiro turno”.