Liderança do PT entra com representação contra PM do DF

Na quinta, manifestantes voltaram a protestar, desta vez, sem ação violenta da polícia (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) A liderança do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal entregou à […]

Na quinta, manifestantes voltaram a protestar, desta vez, sem ação violenta da polícia (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A liderança do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal entregou à Procuradoria-Geral da República e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) representação contra a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar do DF. A representação foi entregue à procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Pereira Carvalho.

A ação foi movida por causa dos confrontos, entre policiais e manifestantes contra a permanência do governador José Roberto Arruda, ocorridos na quarta-feira (9). Cerca de 1.500 pessoas participaram de um ato a favor do afastamento de Arruda, apontado como líder de um esquema de pagamento de propina a deputados distritais e empresários em troca de apoio político.

Para dispersar a multidão, a polícia usou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes, que haviam bloqueado as pistas do Eixo Monumental, uma das principais vias da capital. Para a líder do PT na Câmara, deputada Érika Kokay, é inadmissível o governador Arruda usar o“Batalhão de Choque para calar o povo do DF”.

Plenário desocupado

Na quinta-feira (10), a sessão plenária ocorreu com galerias vazias. O prédio da Câmara foi desocupado e o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), indicado pelo Bloco Democrático Trabalhista (PSDB, PTB), foi eleito novo corregedor. Ele será responsável por analisar as representações contra os deputados distritais citados no inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Ribeiro atuará como um corregedor substituto, uma vez que o corregedor oficial da Casa, deputado Brunelli (PSC), está licenciado do mandato.

“Não postulei esta função. Eu aceitei este encargo porque, como membro desta Casa, não poderia deixar de aceitar esta missão”, disse. Ele pediu ajuda dos colegas, especialmente do deputado Chico Leite (PT) por sua experiência jurídica.

Em relação aos pedidos de impeachment do governador José Roberto Arruda, dos 15 pedidos apresentados até agora, apenas dois foram aceitos e publicados no Diário da Câmara Legislativa.

Com informações da Agência Brasil e da Câmara Legislativa do DF