Genoino: ‘Estou cumprindo a Constituição’

Petista e outros 13 deputados tomam posse em substituição a parlamentares que se tornaram prefeitos

Onze suplentes de deputados federais, entre eles José Genoino, e três novos deputados assumem o cargo em Brasília (Foto: Valter Campanato/ABr)

São Paulo – O deputado federal José Genoino (PT-SP) assumiu nesta quarta-feira (3) seu sétimo mandato como deputado federal, desta vez em substituição ao colega de partido Carlinhos Almeida, que tomou posse como prefeito de São José dos Campos (SP) na terça-feira (1º). Genoino era o primeiro na fila de suplência da bancada petista e assume depois de ter sido condenado sem provas pelo STF na Ação Penal 470, conhecido com processo do mensalão.

Além dele, outros 13 parlamentares tomaram posse ou foram efetivados no cargo e substituição a deputados que se afastaram. Após assumir, Genoino deu entrevista coletiva para dezenas de jornalistas – a maioria deles interessados em falar da condenação.

“Quero dizer que tenho a consciência serena dos inocentes e espero que mais cedo ou mais tarde a verdade aparecerá. Estou aqui cumprindo um dever legal, correto e justo”, disse o deputado. Ele lembrou que a condenação só será definitiva quando não houver mais possibilidade de recursos.

Genoino falou sobre seu compromisso “profundo e radical” com a democracia, disse que ajudou a elaborar a Constituição de 1988 e que ela é clara sobre uma pessoa só ser considerada culpada depois de trânsito em julgado.

“Me sinto confortável porque estou cumprindo as regras, a constituição e as normas do meu País. Fui leito suplente por 92.326 votos em 2010, em plena pré campanha condenatória”.