Genoino assume como deputado federal nesta quinta-feira

Até que todos os recursos do ação 470 sejam julgados, petista exercerá normalmente suas funções no Legislativo. Outros 26 suplentes também serão diplomados.

São Paulo – O ex-presidente do PT José Genoino toma posse hoje (3) como deputado federal, segundo confirmou hoje a assessoria da Liderança do partido na Câmara. Como primeiro suplente, ele entrará na vaga antes ocupada por Carlinhos Almeida, também do PT, que ontem assumiu a prefeitura de São José dos Campos (SP).

Outros 26 suplentes ocuparão o lugar de parlamentares eleitos como chefes de executivos municipais. A cerimônia está marcada para as 15h, na Secretária Geral da câmara.

A expectativa em torno da posse de Genoino é grande. Ele é um dos condenados da ação 470, o chamado julgamento do mensalão. Os juízes do Supremo Tribunal Federal o consideraram culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e o sentenciaram a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto e perda dos direitos políticos. 

Especulou-se que o ex-guerrilheiro poderia não assumir o cargo. No entanto, como as penas só poderão ser aplicadas após se esgotarem todos os recursos de defesa, estima-se que o petista possa exercer as funções de deputado por pelo menos um ano.

Genoino, já exerceu seis mandatos como deputado, entre 1989 e 2006, com participação destacada em diversos momentos. Na década de 70, lutou contra a ditadura militar na guerrilha do Araguaia, quando foi capturado e preso por cinco anos. Em 1979, participou do debate que levou à fundação do PT, em 1980.

Leia também

Últimas notícias