Luz amarela

Dois meses após saída de Aras, Lula deve escolher novo PGR nos próximos dias

Presidente não tinha pressa em escolher novo chefe do MPF, mas nomeações da interina desagradam governo. O mais cotado é o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet, próximo a Alexandre de Moraes, que emitiu parecer contundente pela inelegilidade de Bolsonaro

Divulgação/TSE
Divulgação/TSE
Favorito, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet (esq.) é próximo de Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes

São Paulo – Dois meses depois de o agora ex-procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras deixar o posto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não nomeou o substituto. Lula não tinha nenhuma pressa de emplacar o nome, como inclusive manifestou a interlocutores. A ideia era que a chefe interina do Ministério Público Federal, Elizeta Ramos, fosse tocando o barco até dezembro, pelo menos.

Porém, depois de Elizeta ter feito nomeações internas que desagradaram o governo, Lula agora tem pressa. Ele teria decidido “acelerar” a indicação, que deve ser feita nos próximos dias, segundo especulações em Brasília.

A atual PGR interina decidiu trocar o coordenador da 5ª Câmara do MPF, à qual compete combater a corrupção. Elizeta substituiu Ronaldo Albo por Alexandre Camanho, que teria um perfil lavajatista. O receio por eventuais novas medidas semelhantes acendeu a luz amarela no governo.

O presidente também não demonstra pressa na nomeação do substituto da ex-ministra do STF Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

Paulo Gonet aparece como favorito

Informações da Reuters replicadas por grande parte da mídia em Brasília dão conta de que o subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, é o atual favorito para ser indicado como novo procurador-geral da República. Não há novidade nisso, já que ele já era citado como candidato forte.

Em encontro com Lula na segunda-feira (13), no Planalto, o presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), teria defendido o nome de Gonet. Segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, isso teria pesado a favor da definição, embora ainda não haja confirmação alguma.

Além disso, Paulo Gonet é próximo aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, o que favoreceria uma relação “harmônica” entre os poderes.

A cotação de Gonet também cresceu desde o julgamento da inelegibilidade de Jair Bolsonaro em junho. O vice-procurador-geral eleitoral apresentou um parecer contundente em defesa da punição ao ex-presidente.

Outros nomes

Outro nome cotado, mas que se enfraqueceu e agora corre por fora, é o do subprocurador Antonio Carlos Bigonha, preferido de setores mais progressistas. Porém, como ele é o mais à esquerda dos possíveis indicados, setores mais pragmáticos ligados a Lula defendem um nome mais independente. Ele também não teria sido muito convicente ao ser entrevistado por Lula.

Nas últimas semanas, o subprocurador Aurélio Rios, também de ala mais progressista da PGR, passou a ser citado. Mas é uma “zebra”, porque não teria apoios políticos de peso.

Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, a demora para a indicação do substituto de Aras por Lula se tornou a maior desde a redemocratização do país.