Direita perversa

Após espalhar fake news e ser notificado pela AGU, Alexandre Garcia lê resposta do governo

“O Ministério de Minas e Energia lamenta a politização da tragédia, que infelizmente assolou cidades gaúchas e trouxe imenso sofrimento a inúmeras famílias”, afirmou a União, de acordo com o jornalista

Reprodução
Reprodução
Garcia espalhou fake news, tentando culpar o PT pela tragédia que afetou cidades do Rio Grande do Sul

São Paulo – O jornalista Alexandre Garcia, que espalhou fake news contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao comentar sobre os prejuízos causados por um ciclone a mais de 90 cidades do Rio Grande do Sul, leu uma resposta do governo nesta sexta-feira (15). O comentarista deu a notícia falsa de que barragens de represas construídas por governo petista no Rio Grande do Sul foram abertas de propósito para inundar o estado.

“O Ministério de Minas e Energia lamenta a politização da tragédia, que infelizmente assolou cidades gaúchas e trouxe imenso sofrimento a inúmeras famílias”, afirmou a União, de acordo com o jornalista.

“O Ministério de Minas e Energia e a Advocacia-Geral da União reforçam o compromisso com a transparência da informação na administração pública, bem como reiteram o apoio do governo federal ao Rio Grande do Sul. Este esclarecimento atende a pedido realizado à revista Oeste pela Procuradoria Nacional da União, que tem como uma de suas atribuições realizar enfrentamento de desinformação que atinge políticas públicas”.

O Advogado Geral da União, Jorge Messias, havia determinado que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia instaurasse investigação sobre a fake news difundida pelo jornalista bolsonarista Alexandre Garcia.

‘Desrespeito político’, afirma Flávio Dino

Em entrevista ao jornalista Juca Kfouri nessa quinta-feira (14), na TVT, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou o caso das fake news espalhadas pelo jornalista Alexandre Garcia sobre a passagem do ciclone no Rio Grande do Sul.

Leia também: Alexandre Garcia provoca revolta por mentir sobre tragédia no RS e será responsabilizado

Para Dino, é “desespero político” de setores da extrema direita, que achavam que iam ganhar a eleição. “Eles fizeram um vale tudo de toda ordem para ganhar, depois atuaram para impedir que o vitorioso tomasse posse. E tentam agora sabotar o governo, fazendo proliferar essa quantidade de absurdos, não só no jornalismo como na política e no meio jurídico”.


Com informações do Brasil 247