Violação

Invasão da conta de Janja no X reacende defesa da aprovação do PL das Fake News

Perfil da primeira-dama na rede social, antigo Twitter, foi hackeado na noite desta segunda (11). Invasor publicou mensagens ofensivas contra Janja, Lula e Alexandre de Moraes

Divulgação
Divulgação
"Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados", afirmou ministro da Secom

São Paulo – A invasão do perfil da primeira-dama e socióloga Janja Lula da Silva, na rede X, antigo Twitter, reacendeu a defesa da aprovação do Projeto de Lei (PL) 2630, o PL das Fake News. “Li que contas nas redes sociais de Janja, primeira dama do Brasil, foram hackeadas. Grave! Espero que esse fato estimule o governo do Presidente Lula a refletir sobre urgência de aprovar o PL 2630. O Congresso que temos é esse, para aprovar não dá pra ficar fazendo marola…”, escreveu na mesma rede social o relator do projeto na Câmara, deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP). O parlamentar se referia à maioria no parlamento, que não tem simpatia pela regulamentação.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) também defendeu regras para as redes sociais. “Os canalhas que hackearam a conta da Janja acham que isso aqui é uma republiqueta de bananas? Estão enganados. Não ficarão impunes por destilarem palavras ofensivas e misóginas contra a primeira-dama!”.

O perfil de Janja, com mais de 1,4 milhão de seguidores, foi bloqueado pela rede social após ser invadido na noite desta segunda-feira (11). Até o fechamento desta nota o perfil continuava no ar, mas com todas as publicações removidas. Na invasão, o hacker fez publicações ofensivas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e xingou a própria Janja e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A conta também deve ser desativada em breve, após a preservação dos dados. A PF vem atuando no caso e já abriu uma investigação preliminar. Um inquérito também deve ser instaurado nesta terça (12). O objetivo é identificar os responsáveis pelo hackeamento que utilizaram indevidamente o perfil para cometer crimes contra a honra do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ataque ‘covarde’

O procurador-geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa destacou no documento que a rede X pode ser processada na Justiça para pagar indenização caso não responda aos pedidos. “Em caso de descumprimento das medidas solicitadas, fica reservado o direito de adoção de medidas judiciais necessárias para a proteção dos direitos violados, incluindo, mas não se limitando a, ações indenizatórias e representações criminais”, determinou a AGU.

O ataque também foi criticado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Em nota, a pasta disse repudiar “veementemente o ataque”. E que “todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, completou. 

O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, ainda afirmou que os responsáveis serão identificados e não ficarão impunes. “Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados”, publicou Pimenta.

Leia também:

(*) Com informações do g1