Energia positiva

‘A maioria da sociedade não quer confronto, quer paz’, afirma Lula ao votar

Lula votou antes das 9h em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ao falar com a imprensa, disse que “os fanáticos terão de se adequar”, em recado aos apoiadores de Bolsonaro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula disse neste domingo que as pessoas querem trabalho e paz, em recado a bolsonaristas

São Paulo – O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (2) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde tem seu domicílio eleitoral. Lula chegou à Escola Estadual Dr. Firmino Correia de Araújo, no bairro Assunção, pouco antes das 9h, acompanhado do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice.

O ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Márcio França (PSB), candidatos ao governo de São Paulo e ao Senado, respectivamente, e a esposa de Lula, Janja da Silva, também acompanharam o petista. Este é o mesmo local em que Lula vota desde 1989, primeira eleição direta desde a ditadura civil-militar.

Lula tem repetido que não receia qualquer ameaça democrática caso vença o pleito. Em coletiva após a votação, afirmou que a “maioria da sociedade brasileira quer paz” e que “fanáticos” terão de se adequar, em recado direto a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os bolsonaristas mais fanáticos terão de se adequar à maioria da sociedade. A maioria da sociedade não quer confronto, quer paz. As pessoas não querem venda de armas, querem distribuição de livros. As pessoas vão viver em paz. As pessoas que não quiserem, que desrespeitarem a lei, é um problema delas. Mas acho que será fácil a gente restabelecer a democracia e a paz nesse país.

“Vai ter um fanático que não vai querer nunca se adaptar. Isso acontece em todos os partidos políticos. Mas a maioria da sociedade brasileira quer paz, harmonia, trabalhar, produzir e viver bem”, afirmou o ex-presidente.

Ele falou por quase 10 minutos em uma tenda montada no pátio da escola. Nas respostas, manteve o discurso de pacificação e união do país em prol da democracia. “O povo quer trabalhar, quer morar, quer ter acesso ao lazer, quer ter um salário, quer jantar, almoçar e tomar café da manhã, quer cuidar da sua família”, disse Lula, após votar. Ao deixar a escola, foi ainda aplaudido por eleitores e apoiadores.

A mulher do candidato, Janja Lula Silva, afirmou ao deixar o seu local de votação estar confiante de que hoje o país vai virar uma página triste de de sua história. “A gente vai voltar a sorrir e a esperança é o que está no coração de gente”. Confira a fala de Janja:

Primeiro turno?

Há uma expectativa de vitória no primeiro turno. As pesquisas do DataFolha e do Ipec (ex-Ibope) ontem (1º) indicaram possibilidade de fim do pleito pela margem de erro — o mesmo indicam trackings internos do PT.

Na campanha, o pedido é de cautela. Enquanto parte se prepara para uma possível comemoração à noite, outro grupo já estabeleceu os planos para a segunda etapa.

Leia também: ‘O Brasil estará de coração e braços abertos para o mundo outra vez’, diz Lula

Lula diz que irá discursar na Avenida Paulista seja qual for o resultado. Também já há uma reunião da coordenação de campanha marcada para amanhã (3).

Apuração no centro

Agora, o ex-presidente deverá voltar para casa, na zona oeste da capital, onde acompanhará a pré-apuração. Às 17h, quando as urnas começarem a ser abertas, o ex-presidente vai para um hotel no centro da capital, reservado para seu comitê e acompanhamento de imprensa.

Em caso de vitória, o PT já pediu autorização para uso da Paulista. De qualquer forma, Lula diz que fará um pronunciamento.


Com informações de reportagem de Lucas Borges Teixeira, para o portal UOL


Leia também


Últimas notícias