Contra a desumanidade

Em vídeo, Fátima Bernardes declara voto em Lula

A jornalista e apresentadora da rede Globo divulgou hoje (1º) vídeo em que declara seu voto no ex-presidente Lula. Segundo ela, esperou em vão por uma terceira via. Pesou na decisão a falta de humanidade do candidato à reeleição

Ricardo Stucert/Instagram
Ricardo Stucert/Instagram

São Paulo – A jornalista e apresentadora da rede Globo Fátima Bernardes divulgou hoje (1º) vídeo em que declara seu voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ela, esperou em vão por uma terceira via, que pudesse acabar com “a polarização” entre o candidato da coligação Brasil da Esperança e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) – o que a fez optar pelo petista.

”Hoje, depois do que aconteceu nos últimos quatro anos, da falta de humanidade diante das centenas de milhares de vítimas da pandemia, dos seguidos ataques às mulheres, à imprensa, à ciência, às artes, à democracia, do retorno da fome de uma maneira inaceitável, da campanha pelo aumento do número de armas nas mãos dos civis, da mistura da religião – algo sagrado – com a política, eu achei importante revelar meu voto. Nestas eleições, diante do momento que estamos vivendo, eu voto 13, voto Lula. E que seja um domingo de paz e respeito entre todos os brasileiros”, disse, em post no Instagram.

O candidato Lula agradeceu, por meio de seu perfil oficial no Twitter.

Fátima foi âncora do Jornal Nacional de 1998 a 2011, ao lado de seu então marido, o também âncora William Bonner, após apresentar outros noticiários. Pelo código da ética da emissora, era impedida de se posicionar politicamente, em respeito ao compromisso de imparcialidade com o público que a atividade jornalística exige.

Após deixar o JN, a apresentadora passou a apresentar, em 2012, seu programa de entretenimento matinal e diário, Encontro com Fátima Bernardes. Ela deixou a atração recentemente para apresentar o programa The Voice Brasil, no ar desde 2012. Em 2016 Fátima Bernardes separou-se de Bonner e iniciou namoro com o deputado federal por Pernambuco Túlio Gadêlha, que concorre à reeleição, aliado de Lula.