País de todos

‘O Brasil estará de coração e braços abertos para o mundo outra vez’, diz Lula

Questionado por um jornalista francês sobre qual recado gostaria que os brasileiros dessem ao mundo neste domingo, dia histórico para a democracia, o líder nas pesquisas de intenção de voto, com chances de se eleger em primeiro turno, reavivou o protagonismo brasileiro nas relações internacionais

Reprodução
Reprodução
A campanha de Lula e Alckmin se comprometeu ainda a manter o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e a recompor programas como Farmácia Popular e da merenda escolar, também em discussão com o Congresso

São Paulo – Em uma fala repleta de gratidão e otimismo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na noite deste sábado (1º), véspera do primeiro turno da eleição, que o Brasil voltará a estar de coração e braços abertos para o mundo. Questionado por um jornalista francês sobre que recado gostaria que os brasileiros dessem ao mundo neste domingo, dia histórico para a democracia, o candidato da coligação Brasil da Esperança, líder nas pesquisas de intenção de voto, com chances de se eleger em primeira votação, reavivou o protagonismo brasileiro nas relações internacionais.

“Eu gostaria que o povo brasileiro pudesse dizer ao mundo que o Brasil vai voltar a viver um momento de muita paz, de muita democracia, um relacionamento internacional extremamente ativo e altivo. O Brasil quer se dar bem com todos os países do mundo”, disse.

Lula destacou que o país pretende voltar a discutir o fortalecimento das Nações Unidas, da Organização Mundial do Comércio na perspectiva de um mundo com comércio mais justo, inclusive para que os países mais pobres tenham a oportunidade de participar, já que são barrados muitas vezes pelos mais ricos.

“Então a mensagem que eu posso dar ao mundo é que o Brasil vai acordar de cara melhor, mais bonita. Que a gente vai continuar gostando de cultura, música, carnaval, samba, música clássica, tango, bolero. E que a gente gosta de ser humano. Não queremos ser algorítmos, mas humanistas, ter sentimento. E você pode escrever na sua matéria que o Brasil está de coração e braços abertos para receber o mundo outra vez”.

Se for eleito neste domingo, Lula quer visitar alguns países

Lula disse que, se for eleito neste domingo, logo deve acertar uma agenda de viagens. Quer visitar alguns países que reatar relações rompidas pelo governo de Jair Bolsonaro. “Nós não precisamos de inimigos. Parece que o Brasil ficou órfão no mundo, porque ninguém nos chama pra nada. E o Brasil precisa voltar a ser alegre, ter relação com a América do Sul, com a Ásia, com a África, com a Europa”, disse. E destacou questões internacionais, como a guerra entre a Ucrânia e Rússia. “O que nos interessa é a paz. Tempo de guerra é tempo de destruição. O mundo precisa de paz, cuidar da questão do clima e acabar com a fome”, lembrou.

Lula foi enfático na gratidão à ampla aliança que conseguiu para formar a coligação Brasil da Esperança, o apoio de praticamente todas as centrais sindicais, a adesão de artistas, personalidades, intelectuais, juventude.

“Quero agradecer a coragem dos artistas brasileiros. Já fui candidato muitas vezes, mas nunca tive tantos apoios quanto eu estou tendo agora. Sei que existem questões contratuais, mas as pessoas me ajudam me dando declarações extraordinárias. E eu fico muito grato”.

E agradeceu ao povo brasileiro. “As pessoas não me veem como candidato, me veem como um deles. E é que isso me dá orgulho. Eu descobri isso quando um catador de lixo foi ao palácio e disse que não queria falar porque se sentia representado por mim. E isso renasceu na campanha. O que eu vejo de esperança nos olhos das pessoas quando estou em um ato, em uma carreata, é algo que fala muito alto no meu coração.”

Brasil tem de pedir perdão para 215 milhões de brasileiros

Por isso seu compromisso com o povo. “O Brasil tem de pedir perdão para mais de 215 milhões de brasileiros”, disse. Em outro trecho do discurso, lembrou que essas pessoas não mereciam um presidente como Bolsonaro e que têm o direito de estudar, de ter lazer, de viajar e sem ser discrimiado. “Na hora que o povo tiver consciência da força que tem, ele vai conseguir conquistar o resto.”

Lula disse estar há muito esperando pelo dia das eleições. “Estou feliz do ponto de vista político. Da minha vida pessoal. Estou feliz com o eleitorado, com as pesquisas. Essa noite vou dormir tranquilo. Acordar e votar no mesmo colégio que votei na primeira eleição que concorri”, disse.

“Amanhã decidiremos sobre o futuro do Brasil. Seu voto faz a diferença. E se você está fora do país, não deixe de votar e participar. Por seu país, sua família, seus amigos. Para voltarmos a construir um país com um futuro melhor, protagonismo internacional e querido por todos”, conclamou.

E independente do resultado das urnas neste domingo, a festa está garantida, segundo Lula. “Nós vamos para a Avenida Paulista e vamos trabalhar para vencer no segundo turno.”

Assista


Leia também


Últimas notícias