Hora H

Com debate e dezenas de pesquisas, candidatos dão últimos passos antes da decisão nas urnas

Candidatos à Presidência se enfrentam na Globo nesta quinta-feira. E institutos trazem enxurrada de levantamentos até a véspera da votação

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA

São Paulo – Na reta final da campanha eleitoral, os candidatos planejam seus próximos passos e voltam suas atenções para o debate presidencial na TV Globo, às 22h30 desta quinta-feira (29). Depois disso, faltarão apena três dias para a votação. Nesse intervalo, os institutos vão inundar as redes com dezenas de pesquisas de intenção de voto (confira algumas abaixo). Várias serão divulgadas no sábado (1º), véspera do primeiro turno. Não estão programadas pesquisas de boca de urna no dia da votação.

O Datafolha, por exemplo, divulga hoje a penúltima pesquisa presidencial, com uma amostra prevista de 6.800 entrevistados. No sábado, essa amostra será ampliada para 12.800, a maior até agora.

Também estão previstas pesquisas eleitorais em estados onde o cenário é mais indefinido ou existe perspectiva de reviravoltas nesta reta final. Na Bahia e no Ceará, por exemplo, a situação mudou nas últimas semanas, com os então líderes, ACM Neto e Capitão Wagner, respectivamente, ambos do União Brasil, perdendo a dianteira. Jerônimo Rodrigues e Elmano de Freitas, ambos do PT, subiram na pesquisa e agora têm chance de vitória inclusive no primeiro turno.

São Paulo, Rio e Minas

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país (34.667.793), o candidato petista, Fernando Haddad, parece garantido no segundo turno. Espera seu provável adversário, entre o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB).

No Rio (12.827.296 eleitores), o governador Claudio Castro (PL) tenta desgarrar em busca da reeleição. Seu principal oponente, o deputado Marcelo Freixo (PSB), aposta em arrancada os últimos dias de campanha. Já em Minas Gerais (16.290.870), Romeu Zema (Novo) mantém-se na frente, mas a diferença para Alexandre Kalil (PSD) ficou menor.

Mas a quinta tem como principal atração o debate entre candidatos à Presidência. Devem estar presentes sete dos 11 nomes que concorrem: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe d´Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – líder em praticamente todas as pesquisas eleitorais – , Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UB).


Leia também


Últimas notícias