Corrida ao governo

Ipespe em São Paulo: Haddad tem 34%. Tarcísio e Garcia empatam pela segunda vaga

Considerando apenas os votos válidos, Haddad vai a 41%, com 12 pontos de vantagem sobre candidato de Bolsonaro

Na pesquisa espontânea, 30% ainda não sabem em que votar para o governo de São Paulo

São Paulo – A dois dias do primeiro turno das eleições, levantamento do Ipespe divulgado nesta sexta-feira (30) pela TV Cultura mostra o ex-ministro Fernando Haddad (PT) na liderança para o governo de São Paulo, com 34% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados. O também ex-prefeito de São Paulo registrou 10 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que marcou 24%.

O candidato bolsonarista está tecnicamente empatado, em segundo lugar, com o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que tem 22% dos votos. Vinicius Poit (Novo) marcou 2% e Elvis Cezar (PDT) ficou com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Em branco e nulos chegaram a 10%. Além disso, 8% dos entrevistados não souberam responder.

No levantamento Ipespe em São Paulo anterior, feito na semana passada, Haddad também somava 34%, das intenções de voto na pesquisa estimulada. Tarcísio tinha 23% e o candidato tucano, 21%. Assim os três primeiros colocados oscilaram dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais.

Espontânea e votos válidos

No levantamento espontâneo, Haddad obteve 25% dos votos, ante 20% de Tarcísio e 15% de Garcia. Brancos e nulos somam 9%. Nesse caso, aqueles que não sabem em quem votar chegaram a 30%.

Por outro lado, considerando apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos), Haddad vai a 41%. Tarcísio ficou com 29% e Garcia tem 27%. Depois aparecem Poit, com 2%, e Elvis, com 1%.

O instituto não divulgou dados para um eventual segundo turno da disputa pelo governo paulista.

O Ipespe entrevistou mil pessoas por telefone entre quarta e ontem (28 e 29). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é SP-00420/2022.