Faltam 3 dias

Pesquisa Exame/Ideia: Lula tem 49% dos votos válidos e 63% querem eleição decidida no 1º turno

O candidato da coligação Brasil da Esperança estaria a 1 ponto de vencer em primeiro turno. Lula subiu 12 pontos percentuais no Sudeste.

Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Crescimento de Lula no Sudeste se deve às intenções de voto em SP e MG, os maiores colégios eleitorais do país, onde estão os indecisos, mulheres e eleitores da classe C

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 49% dos votos válidos se a eleição fosse nesta quinta-feira (29). Estaria, desse modo, a 1 ponto percentual de vencer no primeiro turno, de acordo com pesquisa Exame/Ideia divulgada hoje. Jair Bolsonaro (PL) teria 38%. O conceito de voto válido considera apenas os votos destinados aos candidatos, enquanto brancos e nulos são descartados. Pela legislação, se obtiver 50% dos votos válidos mais um, o candidato é vitorioso.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Lula teria entre 46% e 52%. Já Bolsonaro, entre 35% e 41%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7% – oscilando entre 4% e 10% –, Simone Tebet (MDB), com 5% – entre 2% e 8%. Os demais candidatos, juntos, somam 1%.

O candidato da coligação Brasil da Esperança cresceu três pontos percentuais desde a última pesquisa na simulação de primeiro turno. Considerando a série histórica da pesquisa Exame/Ideia, é o maior número de intenções de voto de primeiro turno para o petista. A distância entre Lula e Bolsonaro, que era de 8 pontos há um mês, agora é 10.

Lula cresceu entre eleitores do Sudeste

A pesquisa Exame/Ideia mostra que Lula cresceu 12 pontos percentuais entre os eleitores do Sudeste, de 34% para 46%, enquanto Bolsonaro caiu de 46% para 43%. O cenário é considerado de empate técnico.

“O aumento de Lula no Sudeste se deve, sobretudo, ao crescimento das intenções de voto dele em São Paulo e em Minas Gerais, maiores colégios eleitorais do país. É no Sudeste onde está, proporcionalmente, a maior parte dos indecisos, de mulheres e da classe C”, disse o coordenador da pesquisa, Maurício Moura.

Entre os entrevistados, a maioria (63%) prefere que a eleição presidencial termine no primeiro turno, 17% dizem que gostariam de uma segunda etapa da eleição e 20% não concordam nem discordam. Mas em caso de segundo turno Lula lidera em todas as simulações, com mais de 50% das intenções de voto.

A má avaliação do governo Bolsonaro coincide com o desempenho inferior do candidato à reeleição. Entre os entrevistados, 46% avaliam o governo como ruim ou péssimo, 35% consideram ótimo ou bom, e 18%, regular. Desde que a pesquisa começou a ser feita, a desaprovação já foi pior, chegando a 57%, em julho de 2021. Mas continua a mais alta entre os presidentes que tentaram a reeleição.

A pesquisa ouviu por telefone 1.500 pessoas entre sexta-feira e ontem (23 a 28). As ligações foram feitas tanto para telefones fixos residenciais como para celulares. O nível de confiança é de 95%.

Clique aqui para acessar a íntegra do relatório.


Leia também


Últimas notícias