Pela segunda vaga

Datafolha em São Paulo mostra Haddad com 41% dos votos válidos. Tarcísio tem 31% e Garcia, 22%

Candidato do PT segue estável à frente e ex-ministro abre distância sobre o atual governador. Haddad vence ambos em segundo turno

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Na disputa paulista, Haddad segue na frente e Tarcísio (centro) descola de Garcia

São Paulo – Nova pesquisa Datafolha, a penúltima do instituto antes da eleição do próximo domingo (2), mostra o candidato do PT ao governo paulista, Fernando Haddad, estável na liderança, com 35% das intenções de voto, oscilação positiva de um ponto. Segundo o levantamento divulgado na noite desta quinta-feira (29), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 26%, abrindo distância sobre o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que agora está com 18%.

Na pesquisa anterior, divulgada há uma semana, Haddad mantinha 34% (ganhou 1 ponto), ante 23% de Tarcísio (ganhou três) e 19% de Garcia (perdeu um). Resultado quase igual ao do levantamento do Ipec da última terça-feira (27) – a única diferença era a pontuação de Tarcísio (24%).

Votos válidos e totais

Ainda segundo a pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, o candidato do PT tem 41% dos votos válidos – que excluem votos em branco e nulos, além dos indecisos. Tarcísio está com 31% e Garcia aparece com 22%.

Considerando os votos totais, além dos três primeiros, Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Vinícius Poit (Novo) e Edson Dorta (PCO) têm 1% cada. Antonio Jorge (DC) e Altino (PSTU) não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 8% (eram 11% na pesquisa anterior), enquanto 8% não sabem (9%).

Muitos indecisos

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Haddad tem 21% e Tarcísio, 16%. Garcia aparece com 9%. Há menções ao “candidato do PT/13” e ao “candidato do presidente”, com 1% cada. Mas o número de indecisos é alto: 39%.

Em eventual segundo turno entre Haddad e Garcia, o petista tem 45% e o tucano, 40%. Contra Tarcísio, Haddad vence por 48% a 40%.

O Datafolha entrevistou 2 mil pessoas entre terça-feira e hoje (27 a 29), em 85 municípios. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07547/2022.