Sem mentira

TSE manda tirar do ar postagens de bolsonaristas com ‘fake news’ sobre Lula

As publicações com notícias falsas terão de ser apagadas das contas de Eduardo Bolsonaro e outros bolsonaristas que distorceram, segundo o TSE, fala de Lula sobre o trabalho por aplicativos

Elaine Menke/Câmara do Deputados
Elaine Menke/Câmara do Deputados
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou que Lula "iria acabar com os empregos de motoboys no Uber, Ifood e apps similares", distorcendo declaração do ex-presidente em defesa de empregos formais

São Paulo – Parlamentares e veículos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) deverão remover postagens com fake news sobre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra Maria Claudia Bucchianeri determinou que a notícia falsa, de que Lula acabará com o trabalho por aplicativo se chegar à Presidência da República, seja apagada do perfil do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e de outros sites, como o Blog do Linhares, a Revista Oeste O Antagonista. 

A informação circulava nesses sites bolsonaristas e foi reproduzida pelo filho do presidente que publicou que Lula “iria acabar com os empregos de motoboys no Uber, Ifood e apps similares”. Quando, na verdade, o ex-presidente, atualmente candidato do PT, escreveu em seu Twitter, em defesa da criação de empregos formais, que o país “não quer eternizar empregos de aplicativos que as pessoas não conhecem o patrão, não tem direito a férias”. “Nosso povo vai voltar a trabalhar, voltar a ter carteira de trabalho assinada. Se quiser ser empreendedor, vai ganhar crédito para montar seu negócio”, dizia Lula. 

Leia mais: TSE manda apagar ‘fake news’ que tentam ligar PT a PCC e morte de Celso Daniel

Fake news com Adélio Bispo

Para a ministra, as postagens falsas dos perfis bolsonaristas distorceram o conteúdo do tuíte. Atendendo a pedido da coligação Brasil da Esperança, que tem o ex-presidente como candidato, o TSE também ordenou a remoção da notícia falsa de que o irmão de Adélio Bispo, que esfaqueou o atual mandatário na campanha de 2018, teria uma foto posando ao lado de Lula. Trata-se de uma fake news já desmentida por agências de checagem, conforme destacou Maria Claudia. 

“O conteúdo impugnado é veiculado nas redes sociais desde meados de 2020 e vem sendo desmentido desde então pela mídia e por meio de diversas agências de checagem de fatos, como a Fato ou FakeAos FatosPaiPee e AFP Checamos, entre outras”, descreve a decisão. A Justiça Eleitoral determinou que as notícias falsas sejam retiradas de perfis bolsonaristas no Facebook, Twitter, Gettr e Kwai. 

A ministra negou, no entanto, um pedido de remoção de publicações que enfatizavam uma frase do petista sobre a pandemia de covid-19 em maio de 2020. Na ocasião, Lula afirmou “ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus, porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises”. 

Leia mais: Facebook diz que proibirá anúncios que questionem a legitimidade das eleições

Distorções

No dia seguinte à fala, em “live” promovida pela RBAo ex-presidente pediu desculpas pela declaração, explicando que tentava dizer que o auge da crise sanitária levou muitos a descobrirem a importância de uma instituição pública como o Sistema Único de Saúde (SUS), “tão menosprezado”. “Foi isso que eu tentei dizer, e utilizei uma frase totalmente infeliz, uma frase que não cabia”, justificou Lula. 

Parlamentares bolsonaristas, como Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Carla Zambelli, Bia Kicis, Helio Lopes e Carlos Jordy passaram, contudo, a compartilhar a frase, insinuando que o petista estaria “exaltando o surgimento do coronavírus”. De acordo com a coligação Brasil da Esperança, as publicações “induzem os usuários das redes sociais a erro”. Mas a ministra do TSE teve um entendimento contrário, de que não houve “grave descontextualização que tenha subvertido e alterado por completo” a colocação de Lula. 

Maria Claudia negou então a solicitação, argumentando que o pedido era “infundado” e que a intervenção judicial deve ocorrer sempre de “forma excepcional e necessariamente pontual”. A declaração de Lula também foi citada durante o primeiro debate com candidatos à Presidência, ontem (28), por Bolsonaro. 

Leia mais: Lula não vai mudar a Bíblia. Ex-presidente e imprensa desmentem ‘fake news’ bolsonarista

Redação: Clara Assunção – Edição: Helder Lima

Com informações do jornal O Globo


Leia também


Últimas notícias