Crise da Ucrânia

China faz duras críticas a ‘sanções unilaterais ilegais’ dos Estados Unidos à Rússia

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que os EUA “continuam enviando armas para a Ucrânia, criando medo e pânico e reforçando ameaça de guerra”

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
"O mundo está melhor por causa das sanções dos EUA?", questionou a porta-voz da chancelaria chinesa

São Paulo – A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, nesta quarta-feira (23), fez duras críticas ao comportamento dos Estados Unidos e às sanções anunciadas ontem pelo presidente Joe Biden contra a Rússia. “Na questão da Ucrânia, ao contrário dos Estados Unidos, que continuam enviando armas para a Ucrânia, criando medo e pânico e até mesmo reforçando a ameaça de guerra, a China pede a todas as partes que respeitem e prestem atenção às preocupações legítimas de segurança de cada um”, disse.

Sobre as medidas anunciadas por Biden, a porta-voz afirmou que a China acredita que “essas sanções nunca são a maneira fundamental e eficaz de resolver os problemas”. Ela acrescentou que a China se opõe a “sanções unilaterais ilegais”.

“Sanções resolveram o problema?”

Hua mencionou as sanções impostas pelos EUA à Rússia em outras ocasiões, e questionou: “Resolveram o problema? O mundo está melhor por causa das sanções dos EUA? Os problemas da Ucrânia serão resolvidos automaticamente pela imposição das sanções dos EUA contra a Rússia? A Europa será mais segura como resultado das sanções dos EUA contra a Rússia? Acho que devemos tentar resolver o problema por meio do diálogo e da negociação”.

O Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia informou hoje que o país vai decretar o estado de emergência em todo o país por 30 dias, a não ser nas repúblicas separatistas de Luhansk e Donetsk.

Na segunda-feira (21), o presidente Vladimir Putin anunciou o reconhecimento por parte de seu país de ambas as repúblicas separatistas pró-Rússia do leste ucraniano. A região de Donbass, no leste ucraniano, vive uma guerra civil desde 2014, que já matou cerca de 14 mil pessoas.

Na terça, Joe Biden anunciou as sanções. Afirmou que instituições financeiras americanas ficarão proibidas de fazer transações do VEB Bank e do banco militar russo e os EUA aplicarão sanções contra a dívida soberana da Rússia. “Cortamos o governo da Rússia das finanças do Ocidente”, garantiu.

Brasil

Ainda nesta quarta, o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão afirmou achar “difícil” o Brasil reconhecer a independência da região. “A gente sempre advoga a soberania dos países, e essa questão de separatismo é algo complicado”, declarou. Segundo ele, a questão deveria ser resolvida por “um plebiscito, algo assim, de modo que fosse manifestada por uma maioria étnica”.

Leia mais: