distensão

Ex-embaixador da Venezuela no Brasil é aposta de Maduro para reatar laços com EUA

Maximilian Arveláez, que já representou Caracas em Brasília, foi nomeado para ocupar embaixada do governo bolivariano em Washington. 'É uma mensagem clara', diz chanceler

Telesur

Arveláez é nova aposta de Nicolás Maduro para restabelecer boas relações com Estados Unidos

São Paulo – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou na tarde de hoje (25) o ex-embaixador venezuelano no Brasil como novo representante do país caribenho nos Estados Unidos. A transferência de Maximilian Arveláez é a mais nova cartada do governo bolivariano para distender os ânimos com Washington, agravados pelas recentes declarações do presidente Barack Obama sobre a maneira como Caracas tem lidado com os protestos que há mais de uma semana tomam as ruas do país.

De acordo com o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Eliás Jaua, quem deu a conhecer a nova decisão de Maduro, a nomeação de Arveláez é uma “mensagem clara” a Obama da “grande disposição” do governo chavista em “estabelecer relações políticas e diplomáticas” com os Estados Unidos. Com alguns momentos de distensão, os contatos entre Washington e Caracas estão estremecidos desde que o ex-presidente George W. Bush apoiou um complô empresarial, militar e midiático que derrubou temporariamente o ex-presidente Hugo Chávez, em 2002.

Leia também:

“A ingerência do governo dos Estados Unidos nos assuntos da Venezuela é pública e notória”, lembrou Jaua, insistindo que, apesar disso, “queremos e continuaremos insistindo em manter relações” com Washington. O chanceler venezuelano espera, contudo, que os Estados Unidos “retifiquem” sua “política de interferência” sobre Caracas. “Depois de uma semana de provocação sustentada pelo ódio de classes, os focos de violência estão praticamente reduzidos a uns dez municípios ao redor do país.”

Pouco antes do anúncio de Jaua, Washington havia ordenado a expulsão de três diplomatas venezuelanos. A medida vem em resposta à expulsão de também três diplomatas norte-americanos da Venezuela, na semana passada, após terem sido acusados pelo governo de conspirar com membros da oposição. A decisão de Maduro motivou uma resposta de Obama, que desencadeou a mais recente crise diplomática que agora Caracas espera resolver com a nomeação do novo embaixador.

Com informações da Telesur