Urnas

‘TVT Cidades’ é o novo programa da TVT, que estreia nesta segunda, às 18h

O programa vai debater a política pública na perspectiva das articulações partidárias e das influências do poder econômico nas eleições municipais deste ano. E terá espaço para pautas populares

Ciete Silvério/Gov.SP
Ciete Silvério/Gov.SP
Serão abordadas questões relativas à capital, Baixada Santista e interior

São Paulo – A TVT lança nesta segunda-feira (4) o seu mais novo programa, o TVT Cidades. A atração diária, ao vivo, irá ao ar das 18h às 18h30 na Rádio Brasil Atual (FM 98,9) e será transmitido no canal da TVT no YouTube. A apresentação será de Rafael Garcia e Cosmo Silva, com a participação de Larissa Bohrer.

Os três jornalistas, com larga experiência em reportagens populares, vão comandar uma programação voltada ao debate de grandes questões que afetam a vida da população da capital paulista, região metropolitana, Baixada Santista e do interior. Para isso vão ouvir especialistas, lideranças e personalidades que se ocupam das políticas públicas dos locais onde moram e atuam.

O lançamento da TVT Cidades vem da necessidade de ampliar o debate sobre o panorama político nos 645 municípios paulistas, considerando que em outubro o Brasil realiza eleições para eleger prefeitos e vereadores. A votação ocorrerá no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês. E em segundo turno, onde houver, em 27 de outubro, último domingo do mês.

Espaço para as pautas populares

As articulações partidárias e o debate de propostas já estão por todos os cantos. Será uma eleição nacionalizada de enfrentamento entre Lula, PT e o bolsonarismo? Quais os nomes que ja estão lançados e esperam as convenções partidárias? Esse pleito favorece a democracia que foi duramente atacada no governo anterior da República, com auge no golpe de 8 de janeiro de 2023? Conseguirá a população discutir o orçamento da sua cidade e as prioridades de realizações? Temas como segurança pública, educação e saúde terão prioridade? E sob qual perspectiva, pública ou privada? Qual será a influência do poder econômico? Líderes populares terão como fazer campanha?

O jornalista Rafael Garcia está otimista com o novo programa. “Queremos dar espaço para as pautas populares que não têm vez na mídia comercial”, disse. Por sua vez, Cosmo Silva, que já faz dobradinha com Rafael no Jornal Brasil Atual, está eufórico. “Ao começar a preparar a lista dos convidados estamos nos desafiando a fazer história.”

Segundo Paulo Salvador, presidente em exercício da Fundação TVT, o programa devera ir até o dia da votação, focado no jornalismo em respeito à legislação. “Queremos fazer debates públicos, repetindo o que foi feito em 2022, nas grandes cidades da região metropolitana. Somos rádio e televisão educativas, mantidas por sindicatos, e nosso objetivo é abrir espaço para os temas populares e na visão da maioria do povo”, disse.

Redação: Cida de Oliveira


Leia também


Últimas notícias