Na TVT

Juca Kfouri recebe o ex-jogador Raí no ‘Entre Vistas’

Ídolo de clubes como São Paulo e Paris Saint German, Raí é notável defensor da democracia e das causas sociais

Divulgação
Divulgação
"É preciso entender que o futebol é política e precisa ser um instrumento de exercício da democracia"

São Paulo – O ex-jogador e campeão do mundo em 1994 Raí será o convidado desta quinta-feira (4) do programa Entre Vistas, da TVT, às 21h15. O jornalista Juca Kfouri recebe o ídolo de times como São Paulo e Paris Saint-Germain para uma conversa aberta. Em pauta, além do futebol, os rumos da gestão esportiva no Brasil e questões políticas relevantes. Engajado, o eterno camisa 10 do São Paulo nunca se privou de posicionamentos certeiros, particularmente em defesa da democracia.

Assim como seu irmão, o lendário Sócrates. Raí sempre manteve sua veia política. Durante a gestão desastrosa do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) diante da covid-19, escreveu um artigo de grande relevância, que destacou em diferentes veículos. À época, classificou como “inaceitável” o desprezo do político radical de extrema-direita em negar a ciência e a gravidade da covid, que matou mais de 700 mil brasileiros.

“A Peste que promove o ódio é inimiga das artes e da cultura. Ela, que tem suas próprias variantes, é obra de um clã. Associada ao distanciamento, ao negacionismo, a desinformação, a mentira, acaba por reprimir, mesmo que temporariamente, nossa revolta, resistência e indignação”, disse o atleta, em artigo publicado em maio de 2021.

Além destes temas, também entram em pauta os casos dos ex-jogadores condenados por estupro, os bolsonaristas Daniel Alves e Robinho. Este último, preso em Taubaté (SP). Já Daniel Alves pagou fiança para responder processo em liberdade. “Eles nos envergonham”, afirma Raí.

Mais que um atleta

Então, o ídolo também explica que o futebol é um movimento popular, instrumento de massas que é beneficiado e necessita da democracia. “É preciso entender que o futebol é política e precisa ser um instrumento de exercício da democracia” afirma. Raí também lidera uma Organização Não Governamental (ONG) de sucesso na inclusão social, a Gol de Letra. “O futebol e o esporte têm uma grande repercussão e mobilização social, com um papel social enorme”, destaca.

Raí, ídolo democrata

Raí segue engajado em uma luta contínua em defesa da democracia. Recentemente, ele esteve em Paris para uma homenagem. A prefeitura local de Saint-ouen deu o nome de uma rua dedicada a seu irmão, Sócrates. “Precisamos mais do que nunca combater a ameaça que paira sobre nós”, disse o ex-jogador durante solenidade.

Confira a entrevista ao vivo com Juca Kfouri aqui:


Leia também


Últimas notícias