Participação popular

Ministro Márcio Macedo é o entrevistado de Juca Kfouri no Entre Vistas desta quinta

O ministro percorreu todo o país para ouvir o povo brasileiro em plenárias presenciais para o Plano Plurianual Participativo. E está à frente da retomada dos conselhos de participação

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Macêdo é o auxiliar de Lula também para as questões de participação

São Paulo – O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, será o entrevistado de Juca Kfouri no Entre Vistas desta quinta-feira (17). O programa da TVT vai ao ar às 21h15. A participação popular no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o tema principal da conversa.

Junto com a ministra do Planejamento Simone Tebet, o ministro percorreu todo o país para ouvir o povo brasileiro. Mais de 33 mil pessoas participaram das plenárias presenciais, nas quais foram apresentadas mais de 8 mil propostas. Além disso, o governo coletou sugestões de mais de 1,4 milhão de participantes na plataforma digital Brasil Participativo. 

Acompanhe às 21h15 desta quinta-feira (17)

Todas essas propostas foram compiladas em relatório em análise nos ministérios, sendo que cada uma das pastas deverá analisar as 20 propostas mais votadas relativas às suas respectivas áreas de atuação. As escolhidas serão incluídas no Plano Plurianual Participativo (PPA 2024–2027).

Em reunião com os ministros no final de julho, Macêdo avaliou que o PPA foi um grande sucesso e que o debate sobre o futuro do país foi muito significativo. “Definitivamente, o planejamento plurianual não será mais o mesmo, que ele vai ter as impressões digitais do nosso povo na peça que irá para o debate no Congresso Nacional”, comentou.

À frente do Ministério, Macêdo tem atuado na recomposição da participação popular no governo por meio de diversos conselhos:

  • Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado Conselhão;
  • Conselho Nacional da Juventude;
  • Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+;
  • Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia;
  • Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas;
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial;
  • Conselho Nacional dos Direitos de Pessoas Idosas; e
  • Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Redação: Cida de Oliveira – Edição: Helder Lima