democracia

Prefeitura de São Paulo divulga resultado de eleições para Conselho Participativo

Cerca de 750 mil pessoas foram às urnas escolher representantes dos bairros nas subprefeituras da capital

São Paulo – A prefeitura de São Paulo divulgou na noite de ontem (10) o relatório final da eleição do Conselho Participativo Municipal. A eleição ocorreu no último domingo (8), mas o Executivo teve dificuldades em reunir os membros do conselho eleitoral central para homologar o resultado do pleito, informou a Secretaria das Relações Governamentais, responsável pela organização.

Foram eleitos 1.125 representantes para as subprefeituras, que assumem seus mandatos em 25 de janeiro de 2014. Os conselheiros eleitos poderão propor ações e fiscalizar os gastos e obras das 32 subprefeituras da capital. Eles não serão remunerados e terão mandato de dois anos. Além disso, um representante de cada regional será eleito por seus pares para compor o Conselho Participativo de Orçamento e Planejamento, junto a membros dos conselhos temáticos (educação, saúde, cultura), que irá elaborar o orçamento municipal de 2015.

Entre os eleitos está Elisete Lopes Santos, moradora do Campo Belo e candidata à subprefeitura de Santo Amaro, que a RBA entrevistou durante a eleição e se dizia ansiosa com o processo. “Vamos à luta agora”, comentou, contente após saber o resultado da eleição, em que recebeu 168 votos.

Como mostrado pela RBA, os candidatos suaram a camisa para se eleger e tiveram de usar muitas artimanhas, como convocar os moradores pelas ruas do bairro, mostrar onde votavam e mesmo levá-los aos locais de votação. Nesse processo, ganharam muitos militantes de movimentos de moradia, acostumados com fortes campanhas de mobilização.

Coordenadora da Frente de Luta por Moradia (FLM), Carmem Silva Ferreira foi eleita com uma diferença de quase 10 vezes sobre os votos do segundo colocado, no distrito da Sé. Mas a campeã de votos foi Ednalva Nunes, moradora de perdizes, que concorria a uma cadeira na subprefeitura da Lapa. Ela teve 3.514 votos, superando em 20 vezes os da segunda colocada.

Outros candidatos foram eleitos com parcelas de votos bem mais modestas. No distrito da Barra Funda, que teve a menor participação da população, Valéria Gaspar foi eleita com apenas 18 votos, seguida de Ana Carolina Pereira, com 11, e por Aminadab Pires, com 9. Como houve alguns empates, a prefeitura utilizou o critério de idade para definir o vencedor ou vencedora, optando sempre pela idade mais avançada.

A lista completa da votação pode ser consultada no site do Conselho Participativo. A participação da população na eleição foi razoável, se considerada a pouca divulgação do processo. No total 757.510 eleitores compareceram aos locais de votação, o que representa 8,78% do total de eleitores da cidade de São Paulo, que é de aproximadamente 8,6 milhões de pessoas. Destes, 598.480 (73,43%) escolheram um ou mais candidatos, 97.335 (16,26%) votaram em branco e 61.695 (10,31%) anularam o voto. A eleição era facultativa.

Leia também

Últimas notícias