participação popular

Votação para escolha de conselheiros populares de SP será no próximo fim de semana

Relação dos candidatos, com nome, apelido e número para votação também está disponível

CC / Almir Dupon OSR

Entre as principais atribuições dos conselhos populares está a fiscalização dos recursos públicos

São Paulo – A prefeitura de São Paulo colocou à disposição os locais de votação para as eleições dos 32 Conselhos Participativos Municipais das subprefeituras, que serão realizadas no dia 8 de dezembro, das 8h às 17h. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos, para qualquer subprefeitura da cidade, mas só poderá votar na escola determinada em seu domicílio eleitoral.

O local de votação pode ser consultado na página dos conselhos. Para facilitar a busca, o cidadão pode utilizar o comando de pesquisa do computador (acionando a combinação de teclas Ctrl + F) e escrever o nome da escola onde vota nas eleições regulares. Do lado direito da tabela estará o nome da unidade de ensino em que vai ocorrer a votação. O pleito é facultativo e será realizado em urnas eletrônicas.

Não será possível votar em qualquer local da cidade, como a prefeitura esperava fazer. Tampouco será permitido o voto de quem não possui título de eleitor, pois é preciso saber ao menos a Zona Eleitoral em que a pessoa está inscrita.

Com a medida, os imigrantes residentes em São Paulo estariam proibidos de votar, mas uma resolução da prefeitura, publicada neste sábado (30) no Diário Oficial, vai permitir a participação destes cidadãos no processo.

A prefeitura também colocou à disposição a relação dos 2.855 candidatos. Eles vão disputar 1.125 vagas. Os nomes, apelidos e números para votação podem ser consultados na página de candidatos, no site dos conselhos. O apelido é o nome que constará na urna eletrônica.

A Rede Nossa São Paulo, que agrega organizações que atuam nas áreas de cidadania e participação social, criou uma página no Facebook para divulgar as candidaturas de todos os aspirantes a uma vaga nos conselhos. A ideia é que eles usem o espaço para apresentar propostas e apontar os problemas do distrito em que pretende atuar.

Cada subprefeitura terá de 19 a 51 conselheiros, em proporção à população do distrito. Os distritos de M’Boi Mirim e Itaquera são só que têm mais candidatos, com 154 e 152, respectivamente. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2014 e terão mandato de dois anos. Eles vão atuar na proposição de investimento de verbas da região, indicação de obras prioritárias, fiscalização dos gastos e ações das subprefeituras.

Além disso, um membro de cada regional será eleito por seus pares para compor o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos da prefeitura. Junto aos indicados pelos conselhos temáticos (educação, cultura, saúde), esses representantes vão discutir, avaliar e fazer propostas ao orçamento anual do município, em uma reformulação da proposta de orçamento participativo, que foi realizado na gestão Marta Suplicy (2001-2004).