crueldade

Conanda repudia Campos Neto por incentivar o trabalho infantil via PIX

Em entrevista na TV, o presidente do BC disse que ficou emocionado quando comprou, via PIX, um “produtinho” que um “garoto” lhe ofereceu num restaurante

Nadja Kouchi/Divulgação
Nadja Kouchi/Divulgação
"O que nos salta aos olhos não é a facilidade do pagamento, mas o fato de que havia uma criança em situação de trabalho infantil"

São Paulo – O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou nota de repúdio contra declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, relacionando o PIX ao trabalho infantil. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (17).

Na segunda-feira (13), em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, ao falar sobre as preocupações sociais do BC, Campos Neto disse que ficou “emocionado” quando um “garoto” lhe vendeu um “produtinho” que ele pagou com PIX.

“Vamos olhar o que o PIX fez com as pessoas”, ressaltou Campos Neto. “Outro dia eu estava em um restaurante, o garoto veio me vender um produtinho. Eu fiquei emocionado, porque vi que ele estava vendendo e eu não tinha dinheiro (em espécie). Ele falou: ‘É no Pix’. Eu falei: ‘O Pix ajuda sua vida?’. Ele falou: ‘O Pix mudou a minha vida'”.

Para o Conanda, a fala de Campos Neto estimula o trabalho infantil. Além disso, de acordo com o conselho, Campos Neto se omitiu – ou prevaricou – em não denunciar a situação aos órgãos de proteção aos direitos das crianças e adolescentes.

Espantoso

“O que nos salta aos olhos não é a facilidade do pagamento, mas o fato de que havia uma criança em situação de trabalho infantil – e em uma das suas piores formas – que abordou um cidadão cuja providência não foi fazer a denúncia aos órgãos de proteção, mas incentivar a prática, não somente comprando o produto do ‘garoto’ como exaltando-o pela ‘iniciativa'”, diz o órgão.

O Conanda destaca que a Constituição só permite o trabalho de adolescentes a partir dos 16 anos, “desde que em atividades diurnas, salubres e não perigosas”. Nesse sentido, pede ao BC que “adote medidas de garantia, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial de combate ao trabalho infantil”.

Conhecer o país

Ontem (16), à CNN Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai convidar Campos Neto para acompanhá-lo em viagens pelas regiões mais miseráveis do país. “Ele tem que saber que a gente, nesse país, tem que governar para as pessoas que mais necessitam”, disse. Nas últimas semanas, Lula tem criticado os juros no país. Desde agosto, o BC mantém a taxa básica de juros – a Selic – em 13,75% ao ano. Para o presidente, os maiores juros reais do planeta impedem o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Nesse sentido, a semana também foi marcada por protestos de centrais sindicais e movimentos sociais contra Campos Neto e a política monetária. Do mesmo modo, pesquisa Genial Quaest divulgada nesta semana revelou que 76% dos brasileiros apoiam as críticas de Lula aos juros altos.