Otimismo

Pesquisa mostra que para 76% dos brasileiros Lula acerta ao combater os juros altos

Levantamento Genial/Quaest também indica que para 60% Lula vai fazer um governo melhor do que Bolsonaro e que o novo presidente ficou mais forte após tentativa de golpe

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Maioria dos entrevistados também aprova comportamento de Lula e acredita que ele está "mais moderado"

São Paulo – Seis em cada 10 brasileiros acreditam que terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser melhor que o governo Bolsonaro, de acordo com pesquisa Genial Quaest divulgada nesta terça-feira (14). Além disso, 76% dos entrevistados dizem que Lula acerta em combater os juros altos no Brasil. Nas últimas semanas, ele comprou uma briga pública com o presidente do Banco Central (BC). Lula tem afirmado que a taxa básica de juros – a Selic – em 13,75% ao ano é uma “vergonha” e atrapalha o desenvolvimento do país.

A maioria da população (70%), no entanto, ainda não sabe das críticas que Lula vem fazendo à atual política monetária. O presidente vem reafirmando que a inflação no Brasil não tem a ver com aumento da demanda. Portanto, manter os juros altos não resolve o problema, mas encarece o crédito e inibe o consumo.

Por outro lado, 70% dos brasileiros não sabem que Campos Neto foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, 46% não sabem que é ele o responsável por fixar a taxa de juros no Brasil – para 14% seria o ministro da Fazenda; outros 8% dizem que o presidente é quem define.

Entretanto, a pesquisa também revelou que 37% dos entrevistados disseram que o BC deve usar “critérios técnicos” para lidar com a inflação. Porém, para 46% é “com interesses políticos” que a autoridade monetária deve agir. Assim, quase metade dos brasileiros contesta a “autonomia” do BC, que supostamente deveria ficar fora da política.

Popularidade

A Quaest também mostrou que 40% dos entrevistados avaliam positivamente o governo Lula. Os que avaliam como regular somam 26%. Um em cada cinco (20%) avaliam negativamente, além de 16% que não souberam responder. A avaliação positiva é maior no Nordeste (62%), entre pretos (45%) e pardos (43%), mulheres (44%) e quem ganha até dois salários mínimos (47%).

Para um terço (33%), o governo Lula vai melhor do que esperava, contra 18% que dizem que vai pior. Outros 38% indicam que não vai “nem melhor, nem pior”. Mas não é só em relação ao governo Bolsonaro que a maioria acha que Lula vai ser melhor. Outros 53% também disseram que vai ser melhor que os governos anteriores. Além disso, 65% aprovam a forma como Lula se comporta na presidência, contra 29% que desaprovam. Para a maioria (55%), o atual presidente está buscando ser “mais moderado”.

Entretanto, na pesquisa 63% não conseguem dizer quais são os temas mais lembrados do novo governo Lula. O socorro aos indígenas Yanomami e o combate ao garimpo ilegal em Roraima foram citados por 9%. Na sequência, aparecem a volta do Bolsa Família (6%), programas sociais (4%) e aumento do salário mínimo (3%).

Golpismo

Para a maioria dos entrevistados, a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro se tratou de uma tentativa de golpe. Isso porque 54% afirmaram que os invasores queriam tirar Lula à força do poder. Ao contrário, 40% disseram que era “apenas um protesto” contra o novo governo.

Ao contrário do tema da taxa de juros, 86% dos entrevistados ficaram sabendo dos eventos em Brasília. A reprovação aos atos de vandalismo chega a 94%. E, ainda segundo a pesquisa, 72% dizem que Lula saiu mais forte desse episódio. Além disso, 51% acham que Bolsonaro teve alguma influência nas invasões, enquanto 38% acham que não. No entanto, 49% afirmam que os invasores são “radicais e não representam os eleitores de Bolsonaro”. Outra grande fatia (42%) diz que os participantes dos atos representam os eleitores do ex-presidente.

Confira a íntegra da pesquisa


Leia também


Últimas notícias