Patriota defende apelo à diplomacia para acabar com violência na Síria

Patriota vai avaliar os acontecimentos na Síria para planejar uma ação diplomática bilateral (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom. Agência Brasil) Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou nesta […]

Patriota vai avaliar os acontecimentos na Síria para planejar uma ação diplomática bilateral (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom. Agência Brasil)

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou nesta quinta-feira (24), em Istambul, que é necessário buscar uma alternativa pacífica para encerrar a crise na Síria e, não adotar meios militares para acabar com o impasse. Patriota reafirmou que o Brasil apoia o plano da Liga Árabe, que reúne 22 nações, de estancar a violência por meio da diplomacia e da transição democrática.

Patriota participa, na capital turca, da conferência Contribuindo para a Paz pela Mediação, que reúne representantes de 25 países de vários continentes empenhados na busca de solução para a onda de violência não apenas na Síria, mas também em outras regiões do Oriente Médio e do Norte da África.

Na quarta-feira (22), em sessão na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o chanceler brasileiro defendeu a necessidade de preservar e conceder garantias aos civis ameaçados em tais confrontos. É o chamado conceito da responsabilidade ao proteger. Para o Brasil, é fundamental buscar caminhos pacíficos para encerrar crises e controvérsias.

Patriota fica em Istambul até este sábado (25), quando tem reuniões com os ministros das Relações Exteriores da Turquia e da Finlândia. O chanceler também pretende conversar com os embaixadores que comandam as representações diplomáticas brasileiras no Oriente Médio e no Norte da África, regiões que enfrentam forte crise política, causada por protestos constantes, há cerca de um ano.

 De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, no encontro com os embaixadores, Patriota fará uma “avaliação sobre os recentes episódios naquela região”. Segundo o Itamaraty, o objetivo é planejar a ação diplomática brasileira em suas vertentes bilateral, regional e multilateral nos planos político, econômico e comercial.