Centro histórico de São Luiz do Paraitinga torna-se patrimônio brasileiro

Quase um ano depois das enchentes que destruíram parte dos casarões históricos da cidade no Vale do Paraíba (SP), Iphan decide tombar construções

São Paulo –  O rico patrimônio histórico da cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior paulista, foi tombado por unanimidade na manhã desta sexta -feira (10) pelo Conselho Consultivo do o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os valores apontados no estudo do Iphan, estão as características arquitetônicas e o traçado urbano, singular dos períodos colonial e imperial.

O dossiê de tombamento de São Luiz do Paraitinga foi finalizado pelo Iphan em 2009, mas precisou ser atualizado após a enchente do início do ano, que agora também é considerada parte da história da cidade. A delimitação do tombamento do centro histórico abrange mais de 450 imóveis, em uma área que ultrapassa 6,5 mil metros quadrados, no chamado “mar de morros” que envolve a cidade e, segundo o Iphan, valoriza o conjunto arquitetônico.

No próximo ano, o projeto será aplicar a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) na região, cujo objetivo é estudar e mapear sua rica tradição cultural e desenvolver projetos de incentivo e fomento à cultura local. O planejamento incluirá ainda o restauro da Casa Oswaldo Cruz, onde haverá um projeto paisagístico e a implantação do Memorial da Reconstrução.

Leia também:

>> Quase um ano após enchente, reconstrução de São Luiz do Paraitinga dá primeiros sinais

 >> Vida dos moradores de São Luiz do Paraitinga desmente Serra