Desenvolvimento

Turismo volta a crescer no Brasil e alcança maior faturamento desde 2014

Em seu terceiro mandato, Lula retoma patamares históricos do turismo brasileiro para o mês de maio, com crescimento de receitas de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado

Arquivo Agência Brasil
Arquivo Agência Brasil
Rio de Janeiro é um dos polos turísticos que ajudou a elevar o volume de receitas do país: R$ 36,1 bilhões em maio, representando um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado

São Paulo – A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou hoje (25) que o turismo no Brasil alcançou o maior faturamento para um mês de maio desde 2014. Nota-se que, naquele ano, o país sediou a Copa do Mundo Fifa. Trata-se de um resultado robusto do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retoma a patamares de governos petistas anteriores. Também trata-se de uma carta de aprovação ao trabalho de Marcelo Freixo à frente da Embratur.

De acordo com o relatório, o volume de receitas atingiu a marca de R$ 36,1 bilhões, representando um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado e 4% em comparação com abril deste ano.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, ressaltou que o setor tem se recuperado com sucesso, apresentando um crescimento notável em receitas, além de contribuir para a geração de empregos, desenvolvimento de novos negócios e atração de investimentos estrangeiros. Essa tendência de retomada também é evidenciada pelo aumento da média de fluxo de aeronaves nos principais aeroportos do país, que em maio voltou ao patamar observado antes da pandemia.

A alta do turismo interno tem sido impulsionada pelo custo elevado de viagens internacionais e pela ampla oferta de produtos turísticos dentro do próprio país. Já do ponto de vista do turista estrangeiro, o câmbio favorável e a infraestrutura voltada ao turismo internacional têm colocado o Brasil como uma excelente opção de destino. Com esses atrativos, o país vem se destacando cada vez mais no cenário do turismo mundial.

Motor de crescimento

O turismo no Brasil tem sido um importante motor para a retomada da atividade econômica, gerando resultados positivos no mercado de trabalho. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, foram criadas 64,2 mil vagas de emprego no setor, sendo que apenas em maio foram abertas 9,6 mil novas oportunidades. De acordo com as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para o ano de 2023 é que sejam gerados cerca de 101,6 mil novos postos de trabalho, reforçando ainda mais o crescimento dessa área.

Além do aumento no número de empregos, o setor de turismo também tem visto uma significativa expansão no número de empresas atuantes. Em maio deste ano, o segmento contava com 10% mais estabelecimentos do que no mesmo período do ano anterior. Essa lista abrange diversos tipos de negócios, tais como serviços culturais e de hospedagem, bares e restaurantes, transporte de passageiros, aluguel de veículos, agências de viagem, entre outros.

Curiosamente, mesmo que o turismo seja frequentemente associado a hospedagem e agências de viagem, os serviços que mais apresentaram crescimento no número de estabelecimentos foram o aluguel de veículos (12,4%), serviços culturais (11,5%) e bares e restaurantes (10,9%).

Entretanto, apesar do otimismo com o aquecimento do setor, a CNC alerta que a inflação no âmbito turístico tem sido mais intensa do que na economia em geral. Em maio, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de 2,95%, os preços médios no setor de turismo avançaram em média 6%. Dentre os principais aumentos, destacam-se os preços de pacotes turísticos (10,5%) e hospedagens (15,8%). Por outro lado, houve uma queda de 4,6% nos custos dos transportes por aplicativo para o consumidor.

Com informações da Agência Brasil