Por espalhar fake news

TSE afasta coronel bolsonarista do grupo de fiscalização do sistema eleitoral

Ricardo Sant’Ana divulga informações falsas de apoiadores de Bolsonaro atacando a oposição, o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil
Ofício é assinado pelo presidente do tribunal, Edson Fachin, e pelo vice-presidente, Alexandre de Moraes

São Paulo – Em decisão enviada por ofício, nesta segunda-feira (8), ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou a exclusão do coronel do Exército Ricardo Sant’Ana do grupo de fiscalização do processo eleitoral. O motivo é que o militar, bolsonarista, até recentemente lotado no Instituto Militar de Engenharia (IME), divulga fake news sobre as urnas eletrônicas nas redes sociais.

O documento com o comunicado é assinado pelo presidente do tribunal, Edson Fachin, e pelo vice-presidente, Alexandre de Moraes, que toma posse para comandar a Corte a partir de 16 de agosto. Sant’Anna é um dos nove militares do grupo de fiscalização.

De acordo com o texto do ofício do TSE, “a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito”. Essas condutas “têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais”, acrescenta o ofício.

“A elevada função de fiscalização do processo eleitoral há que ser exercida por aqueles que funcionam como terceiros capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade, mostrando-se publicamente imbuídos dos nobres propósitos de aperfeiçoamento do sistema eleitoral e de fortalecimento da democracia”, diz ainda o documento.

Na semana passada, o general Paulo Sérgio enviou ao TSE pedido de acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas  com a rubrica “urgentíssimo”. O pedido era redundante e desnecessário, já que a inspeção estava autorizada desde outubro de 2021.

Linha do capitão

A informação de que as publicações do coronel “seguem a linha do discurso propalado pelo presidente da República e por seus apoiadores” foi divulgada pelo portal Metrópoles na sexta-feira (5).

O coronel Ricardo Sant’Ana (Reprodução)

De acordo com o site, Sant’ana compartilhou um vídeo que mostra um homem pedindo o comprovante impresso do seu jogo de loteria. Um “funcionário” responde que ele precisa “confiar no sistema” e o homem se revolta. “Pra quem não entendeu ainda a briga contra esse sistema que nenhum país desenvolvido adotou, SÓ NÓS, então, se ainda confia no sistema, é achar que está tudo certo, então aceite a aposta na lotérica do jeito que está nessa sátira”, diz a publicação.

O coronel também dissemina posts de apoiadores do governo atacando a oposição, o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Num deles, Lula é acusado de ter roubado um faqueiro de ouro dado de presente pela rainha Elizabeth ao então general Artur da Costa e Silva, presidente da ditadura.

New York Times: “medo da cadeia”

Na imprensa internacional, matéria de Vanessa Barbara publicada no jornal norte-americano The New York Times nesta segunda diz que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “tem medo de ir para a cadeia” se perder a eleição, “e tem razão para estar”, segundo o texto.

Segundo o NYT, “esse medo explica suas tentativas enérgicas de desacreditar a eleição antes que ela aconteça – como, por exemplo, reunir dezenas de diplomatas estrangeiros para fulminar o sistema de votação eletrônica do país”.