Por dentro da história

‘Quatro décadas com Lula’: Clara Ant lança livro nesta quarta

Arquiteta, sindicalista, assessora da Presidência, Clara Ant narra as transformações do país – que viveu por dentro – desde o final dos anos 1970

Divulgação
Divulgação

São Paulo – Arquiteta de formação, professora, ativista sindical, deputada da Constituinte paulista, assessora especial da Presidência, diretora do Instituto Lula por nove anos. Clara Ant viveu intensamente uma existência dedicada à luta dos trabalhadores e pela democracia no Brasil. Filha de judeus poloneses refugiados na Bolívia, desde muito cedo Clara Ant conheceu as dores do totalitarismo, das injustiças. Combater esse mal que assola o mundo foi sua missão, história que esta contada agora no livro Quatro Décadas com Lula: O poder de andar junto (Autêntica Editora), lançado nesta quarta-feira (17), em São Paulo.

Clara andou junto com muita gente. Atualmente conselheira do Instituto Lula, a arquiteta participou ativamente dos principais acontecimentos da história recente do Brasil. Assessora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República, até chegar lá caminhou ao lado dele desde a década de 1970. Foram estradas poeirentas, galpões de fábrica, ruas de todo Brasil e do mundo, greves de trabalhadores, apoio a movimentos sociais.

No livro, diz o escritor e jornalista Lira Neto, Clara Ant passa em revista sua atuação pública e a história do país. Nesse movimento, os anos de militância estudantil, a redemocratização, a atuação sindical, a formação do PT, lista Lira. Além disso, a fundação da CUT, o mandato como deputada estadual, as Caravanas da Cidadania, os dois governos de Lula. “Tudo isso é relatado de forma rigorosa e detalhada. É o olhar sensível e o testemunho precioso de quem viveu os bastidores de cada um desses episódios como protagonista e aliada permanente do líder político que, ao lado de Getúlio Vargas, é sem dúvida o personagem mais fascinante da história republicana brasileira”, diz Lira Neto, biógrafo de Getulio Vargas, em um dos textos de apresentação.

Lançamento

Nas 400 páginas do livro há muito das principais manchetes que ocuparam páginas e telas da imprensa comercial. Mas tem principalmente parte não contadas dessas histórias. E de outras pessoas que trabalham, produzem, sonham e lutam. Outros livros já o fizeram, mas poucos têm como fio condutor a história de uma personagem tão enfronhada em tantos acontecimentos importantes. E mais que isso, uma protagonista mulher num mundo essencialmente masculino.

“As causas populares são uma obsessão de Clara Ant. Ao lado do presidente Lula, foi muito mais do que uma assessora, atuando de corpo e alma na estruturação e implementação de políticas transformadoras, como o programa Fome Zero”, diz a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Quatro Décadas com Lula: O poder de andar junto tem lançamento nesta quarta, a partir das 17h, na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509). O livro impresso custará R$ 69 e o ebook, R$ 49.


Com informações do Instituto Lula