Relações ilícitas

PRF acha 322 quilos de maconha em caminhão de senador bolsonarista que empregou Jair Renan 

Veículo pertence a empresa do pai do senador Jorge Seif Júnior (PL-SC), que foi secretário da pesca de Bolsonaro e nomeou o “filho 04” do ex-presidente em seu gabinete

Twitter Jorge Seif/Reprodução
Twitter Jorge Seif/Reprodução
Nesta semana, após a contratação do filho de Bolsonaro, o senador Jorge Seif Júnior também empregou Igor Matheus Modtowski, namorado da enteada do ex-presidente, como motorista

São Paulo – Um caminhão da família do senador bolsonarista Jorge Seif Júnior (PL-SC) foi apreendido com 322,9 quilos de maconha em Mato Grosso do Sul durante operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das polícias Militar e Civil do estado. De acordo com informações divulgadas terça-feira (11) pelo portal UOL, o veículo foi abordado em ronda de rotina na BR-487, na região de Naviraí, fronteira com o Paraguai. 

O motorista do caminhão afirmou aos policiais que levava pescados para o estado, mas não soube dar detalhes sobre a carga. Segundo ele, a carga seria entregue em Itajaí, em Santa Catarina, onde se encontra a sede da empresa. Mas ao averiguar os agentes encontraram em meios aos pescados 336 tabletes de maconhas em caixas com as iniciais JS, marca da companhia de Jorge Seif, do pai do senador. A PRF e a Polícia Militar prenderam o condutor que foi levado à delegacia do município. O caso ocorreu em 25 de março, mas só veio a público na terça. 

Após a divulgação, o senador divulgou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que o caminhão havia sido vendido em 8 de setembro do ano passado de forma parcelada. Os registros do Deltran mostram, contudo, que o veículo segue em nome da empresa de Seif.

O que disse o senador

O parlamentar justifica que a documentação do veículo só seria transferida para o novo dono após o pagamento de todas as parcelas. Ele também se disse “surpreendido” com a informação da carga ilícita. O senador e sua assessoria não revelaram, no entanto, o nome do comprador do caminhão. 

“Conforme contrato firmado entre as partes, o mesmo assumiu, a partir da compra, toda a responsabilidade pelo bem, não tendo o vendedor que se pronunciar por fatos ocorridos após a transmissão do mesmo”, declarou em nota. 

Seif Júnior é considerado um dos subordinados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família, que o chamava de filho “06”. Ele chegou a ser secretário nacional de Pesca e Aquicultura entre 2019 a março de 2022, quando foi exonerado para concorrer às eleições. O senador foi inclusive visitar Bolsonaro nos Estados Unidos, para onde fugiu em dezembro, após derrota na campanha à reeleição. 

Seif emprega clã Bolsonaro

Em março, Seif Júnior ainda nomeou Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente, como auxiliar parlamentar pleno em seu escritório político em Balneário Camboriú (SC). Investigado por tráfico de influência pela Polícia Federal, Jair Renan tem 25 anos e é estudante de Direito, e receberá R$ 9,5 mil para atuar no gabinete do ex-secretário. A indicação foi oficializada na edição de 8 de março do Diário Oficial da União (DOU).

Nesta semana, após a contratação do filho de Bolsonaro, o senador também empregou Igor Matheus Modtowski como motorista do mandato. Modtowski é namorado da enteada do ex-presidente e filha mais velha de Michelle Bolsonaro, Letícia Firmo.

No governo Bolsonaro, o agora motorista também foi funcionário do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e era remunerado ainda como cabo do Exército. Questionado pela imprensa se ele havia recebido o pedido para empregar membros do clã Bolsonaro, o senador Jorge Seif Júnior informou, por meio de sua assessoria, que não iria se manifestar sobre o assunto.