Livre

Por unanimidade, turma do STF arquiva denúncia contra Arthur Lira

Presidente da Câmara era acusado de corrupção passiva em uma denúncia de 2019

STF
STF
Decisão da Primeira Turma do Supremo foi unânime a favor de Lira

São Paulo – Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta terça-feira (6) denúncia contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre corrupção passiva. Na retomada do julgamento, votaram pelo arquivamento os cinco integrantes do colegiado: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Dias Toffoli, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. O ministro Mendonça assumiu a relatoria no lugar de Marco Aurélio Mello, que se aposentou em 2021.

O caso refere-se a denúncia de 2019 da Procuradoria-Geral da República. A Primeira Turma transformou Lira em réu, e no ano seguinte um pedido de vista feito por Toffoli suspendeu o julgamento, ainda que houvesse maioria para manter a denúncia. Neste ano, a PGR desistiu da acusação.

Em 2012, um assessor parlamentar tentava embarcar em São Paulo, rumo a Brasília, com R$ 106 mil em dinheiro. Na ocasião, ele afirmou que a quantia pertencia a Arthur Lira, à época líder do PP. A Procuradoria afirmava que o dinheiro seria em troca de apoio político envolvendo o comando da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Em fevereiro, a defesa do presidente da Câmara apresentou novo recurso, em que questionava o julgamento argumentando que casos conexos já haviam sido rejeitados e anulados judicialmente. Também citou a Lei Anticrime, no dispositivo que impede recebimento com base apenas em denúncia do delator. Depois disso, a PGR mudou de posição, por não ver provas além da delação, e passou a defender o arquivamento.