Golpistas

PF abre décima fase da Operação Lesa Pátria com mandados em sete estados e no DF

STF expediu 16 mandados de prisão preventiva de possíveis responsáveis por atos golpistas de 8 de janeiro e 22 de busca e apreensão

Reprodução
Reprodução

São Paulo – Com a prisão de um tenente-coronel da reserva da Aeronáutica (Euro Magalhães) no Rio de Janeiro, de um coronel da PM em Goiás e de uma professora no Pará, a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (18) a décima fase da Operação Lesa Pátria. A operação tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram, se omitiram ou fomentaram os atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A ação ocorre desde o dia 20 daquele mês.

Ao todo, segundo a PF, estão em andamento 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Agentes estão em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

A investigação apura possíveis crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Também hoje, o STF começou a julgar denúncias contra golpistas envolvidos no 8 de janeiro.

Dos 16 mandados de prisão, 13 já estava cumpridos no final da manhã, em 11 municípios de cinco estados.