Em nota

Chefes dos poderes da República destacam união e defesa da paz e da democracia

“Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras”, destaca documento conjunto

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Na noite de domingo, Lula conversa com Rosa Weber (à esq.), e Luís Barroso, ministros do STF, junto a outras lideranças, em Brasília

São Paulo – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, divulgaram há pouco, nesta segunda-feira (9), uma nota conjunta de defesa da democracia. Os chefes dos poderes da República destacam a união e “rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília”.

“Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras”, acrescentaram. O documento foi divulgado após reunião entre Lula e Rosa Weber. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teria participado do encontro, para tratar das ações dos poderes após os atos terroristas ocorridos no domingo em Brasília no domingo, os mais graves desde o fim da ditadura, em 1985.

Acampamento bolsonarista em Brasília é desmontado. Ordem é para identificar e prender

Após a reunião com a presidente do STF, à tarde Lula deve conversar com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, às 15h, e com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton (16h30), que devem prestar solidariedade. Às 18h, é prevista na agenda oficial uma reunião com governadores, no Palácio do Planalto. Ainda não se sabe quais comparecerão.

Confira a nota dos chefes dos poderes