Eleições 2022

Pesquisas eleitorais nos estados mostram acirramento no Rio e Marília à frente em PE

Zema mantém-se à frente de Kalil em Minas. Rio Grande do Sul e Distrito Federal seguem com cenários sem alterações

Arquivos - Arte RBA: Leando Siman
Arquivos - Arte RBA: Leando Siman
Campanhas dos candidatos a governos de Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Distrito Federal receberam hoje resultados de mais uma rodada de pesquisas eleitorais

São Paulo – Pesquisas eleitorais Ipec (ex-Ibope) divulgadas na noite desta segunda-feira (15) mostram os cenários para as eleições a governador em Minas, Rio, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Rio de Janeiro

Sobre a disputa no Rio, a pesquisa encomendada pela TV Globo, aponta o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tecnicamente empatados. Castro aparece com 21% e Freixo, com 17%.

Depois deles, em terceiro, Rodrigo Neves (PDT) tem 5% e o ex-governador cassado Wilson Witzel (PMB), aparece com 4%. Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) têm 3% cada. Milton Temer (Psol) e Paulo Ganime (Novo) pontuam com 1%. Brancos e nulos são 29%, e não sabe/não respondeu, 10%.

A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas entre sexta e domingo (12 a 14) em 67 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Minas

Já sobre a preferência do eleitorado de Minas Gerais, o instituto mostra que o atual governador, Romeu Zema (Novo), lidera com 40%, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 22%. Ambos concentram a disputa no segundo maior colégio eleitoral do país.

Os demais concorrentes aparecem bem abaixo: Carlos Viana (PL) tem 5%, Marcus Pestana (PSDB), 2%, Cabo Tristão (PMB ), Lorene Figueiredo (Psol), Lourdes Francisco (PCO), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU), têm 1% cada. Os que dizem votar em branco/nulo/nenhum são 11%, enquanto 15% responderam não saber.

A pesquisa em Minas Gerais também ouviu 1.200 pessoas, no mesmo período, em 67 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Pernambuco

O Ipec também divulgou pesquisa de intenção de votos em Pernambuco. No estado, a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem o voto de 33% do eleitorado e lidera com boa margem. Na sequência, vêm Raquel Lyra (PSDB), com 11%, Anderson Ferreira (PL, com 10%), Miguel Coelho (União Brasil, 9%), e e Danilo Cabral (PSB, 6%).

O Ipec ouviu também os pernambucanos sobre as intenções de voto para a cadeira em disputa no Senado. Em empate técnico, estão André de Paula (PSD) e Teresa Leitão (PT), com 14% e 12%, respectivamente.

Foram ouvidas 1.200 pessoas, com margem de erro de 3 pontos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu o número BR-09411_2022.

Rio Grande do Sul

As pesquisas eleitorais divulgadas hoje apontam também liderança do tucano Eduardo Leite (PSDB), com 32% das intenções de voto. O ex-ministro de Bolsonao Onyx Lorenzoni (PL), está em segundo, com 19%. Na sequência vêm Edegar Pretto (PT), com 7%, seguido por outro nome da base bolsonarista, o senador ruralista Luis Carlos Heinze (PP), com 6%. Vieira da Cunha (PDT), teve 3% das intenções; Rejane de Oliveira (PSTU) e Roberto Argenta (PSC), têm 2% cada.

Na disputa no Senado, o ex-governador Olívio Dutra (PT) já lidera, com 25% das intenções, pouco mais de uma semana após anunciar sua candidatura. Em seguida, aparece a senadora ruralista Ana Amélia Lemos (PSD), com 23%, em empate técnico. O atual vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), também está na disputa pela vaga gaúcha, com 16% de preferência do eleitorado.

O Ipec ouviu 1.008 eleitores de 56 municípios entre sexta e hoje (12 a 15). A margem de erro é de 3 pontos. A pesquisa está registrada no TSE sob número de BR-04133/2022.

Distrito Federal

Por sua vez, no Distrito Federal os índices de intenção de voto para o cargo de governador apontam o candidato à reeleição pelo MDB, Ibaneis Rocha, líder na disputa com 38% das intenções de voto.

Bem atrás, Paulo Octávio (PSD), tem 9%, em segundo. Em terceiro está a senadora Leila do Vôlei (PDT), 8%. O também senador Izalci (PSDB) está com 5% e o deputado distrital Leandro Grass (PV), 4%. Rafael Parente (PSB), tem 3%, Keka Bagno (Psol), 2% e Lucas Salles (DC), 1%. Os demais não pontuaram, enquanto 19% dizem votar branco/nulo e outros 10% ainda não sabem.

Como nas demais pesquisas eleitorais nos estados, o instituto ouviu 1.200 mil pessoas entre sexta e domingo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02251_2022.


Leia também: