Na reta final

Ipec: Lula lidera em São Paulo, Rio, Minas e Pernambuco. Bolsonaro amplia vantagem no DF

Ex-presidente passou à frente fora da margem de erro no Rio, onde vinha se mantendo em empate técnico com Bolsonaro. Levantamentos foram feitos entre sábado e segunda-feira

Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Crescimento de Lula no Sudeste se deve às intenções de voto em SP e MG, os maiores colégios eleitorais do país, onde estão os indecisos, mulheres e eleitores da classe C

São Paulo – Pesquisas do Ipec (ex-Ibope) para sondar a preferência dos eleitores entre os candidatos à Presidência da República mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém liderança em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Além disso, passou à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, mas perde no Distrito Federal, onde o atual presidente abriu vantagem. Os levantamentos foram divulgados na noite de ontem (27).

  • Em São Paulo, tradicional reduto conservador, as intenções de voto em Lula no primeiro turno, oscilaram de 43% para 44%, enquanto Bolsonaro manteve os mesmos 33% da pesquisa anterior, divulgada no dia 20.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre sábado e segunda (24 a 26) em 84 municípios e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09004/2022.

  • Em Minas Gerais, Lula subiu 3 pontos percentuais, passando de 46% para 49% na atual pesquisa do Ipec, enquanto Bolsonaro estagnou em 31%.

O Ipec ouviu 2 mil pessoas, também de sábado a segunda, em 102 cidades. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06414/2022.

  • Em Pernambuco, onde o ex-presidente tem larga vantagem sobre Bolsonaro, Lula manteve os 64% da intenções de voto no primeiro turno registrados na pesquisa anterior. Por sua vez, o presidente oscilou para cima, passando de 22% para 23%.

A pesquisa feita no estado natal de Lula ouviu 1.504 pessoas entre os dias sábado e segunda (24 a 26) em 57 municípios e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02828/2022.

Desce e sobe

  • No Rio de Janeiro, a disputa entre os dois principais concorrentes ao Planalto deixou de representar um empate técnico. Isso porque Lula oscilou de 41% para 42%, e Bolsonaro ficou no mesmos 36% da pesquisa anterior. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o ex-presidente teria entre 40% e 44% e Bolsonaro chegaria no máximo aos 38%.

A pesquisa feita no estado ouviu 2 mil pessoas entre sábado e segunda (24 a 26) em 45 cidades fluminenses. O trabalho foi registrado no TSE sob o protocolo BR-09459/2022.

  • Já no Distrito Federal, as menções a Jair Bolsonaro cresceram de 39% para 46%, ao passo que Lula oscilou de 34% para 32%. Também lá, os candidatos deixam de estar tecnicamente empatados, e Bolsonaro passou a ocupar a primeira posição.

No DF, o Ipec ouviu 1.504 pessoas para a pesquisa, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07755/2022.

Todos os levantamentos foram encomendados pela Rede Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos em São Paulo, Minas e Rio. E de três pontos no Distrito Federal e em Pernambuco, considerando nível de confiança de 95%.