Acirradas

Ipec PE mantém Marília na frente, com Raquel Lyra abrindo vantagem em segundo

Vantagem perde folga, mas deputada pelo Solidariedade vence todas as simulações de 2º turno em que é citada. Ipec da noite confirma Ipespe da manhã

Divulgação
Divulgação
Disputa pelo governo pernambucano teria duas mulheres, se eleição fosse hoje, segundo o Ipec. Marília e Raquel estão na frente de Miguel, Danilo e Anderson

São Paulo – O Ipec (antigo Ibope) aponta que a eleição para o governo de Pernambuco segue com Marília Arraes (Solidariedade) na liderança, com 34% das intenções de voto. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (27). A deputada federal (Solidariedade) oscilou 1 ponto percentual para cima em relação à pesquisa anterior, da última quarta (21).

Em segundo lugar vem Raquel Lyra (PSDB), com 15%. Ela é seguida por Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB), empatados numericamente com 13%. Ainda com chances de ir para o segundo turno está Anderson Ferreira (PL), em quinto lugar, com 11%.

No comparativo com a pesquisa anterior, Raquel subiu 4 pontos percentuais, enquanto Danilo e Miguel subiram 2% cada. Anderson manteve o percentual anterior.

Na modalidade estimulada, o resultado da pesquisa Ipec em Pernambuco foi:

  • Marília Arraes (Solidariedade): 34% (33% na pesquisa anterior)
  • Raquel Lyra (PSDB): 15% (11%)
  • Miguel Coelho (União Brasil): 13% (11% )
  • Danilo Cabral (PSB): 13% (11%)
  • Anderson Ferreira (PL): 11% (11%)
  • Pastor Wellington (PTB): 1% (1%)
  • Claudia Ribeiro (PSTU): 0% (1%)
  • João Arnaldo (PSOL): 0% (1%)
  • Jadilson Bombeiro (PMB): 0% (0%)
  • Jones Manoel (PCB): 0% (1%)
  • Brancos e nulos: 7% (12% na pesquisa anterior)
  • Não souberam: 5% (7% na pesquisa anterior)

A candidatura de Ubiracy Olímpio (PCO) foi indeferida, e seu nome não foi incluído nesta pesquisa.

Segundo turno

A pesquisa do Ipec em Pernambuco aponta vitória de Marília Arraes, em todos os cenários de simulação de segundo turno em que ela é citada, contra Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil), Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL).

Encomendada pela Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-02828/2022, a pesquisa Ipec ouviu 1.504 pessoas entre os dias sábado e ontem (24 a 26) em 57 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Ipespe

Os resultados do Ipec em Pernambuco, confirmam em grande parte a conclusão de outra pesquisa sobre o governo do estado, divulgada na manhã de hoje. Segundo levantamento do Ipespe, que usa uma metodologia diferente e é realizada por telefone, a deputada federal pelo Solidariedade também está na liderança com 35% das intenções de voto.

Porém, aqui aparecem Anderson Ferreira , Danilo Cabral e Raquel Lyra, todos com 12% cada. Miguel Coelho tem 11%. Como a margem de erro da sondagem é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, esses quatro candidatos estão empatados e com chances de disputar um segundo turno.

Declaram voto branco, nulo ou que não votariam em nenhum candidato 12%, e os que não sabem ou não responderam, 4%.

Marília, Cabral e Raquel repetiram a porcentagem da pesquisa Ipespe anterior, divulgada em 12 de setembro. Ferreira oscilou 1ponto para baixo e Coelho, 1 ponto para cima. Pastor Wellington (PTB) registrou o mesmo 1% da pesquisa anterior. Os demais candidatos não pontuaram.

Esta pesquisa foi contratada pela Folha de Pernambuco e foi realizada ouvindo um total de mil eleitores pernambucanos entre sexta e domingo (23 a 25). Ela possui nível de confiança de 95,5%. O registro no TSE é PE-01647/2022.


Leia também


Últimas notícias