Desempenho

Pesquisa mostra que Lula conquista aprovação em estados governados pela oposição

Segundo pesquisa Quaest, presidente amplia avaliação positiva em SP, MG, GO e PR, estados governados por aliados de Jair Bolsonaro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Apesar da oposição dos governadores às políticas federais, Lula cresce entre os eleitores

São Paulo – Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pela Quaest, encomendada pelo banco Genial, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação superior ao seu desempenho nas urnas em estados governados por aliados de Jair Bolsonaro. E, portanto, com eleitorado de perfil mais conservador, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, onde a pesquisa foi realizada.

Em São Paulo, que elegeu o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem aprovação de 50% dos entrevistados. E desaprovação de 48%, o restante não soube ou não quis responder. Como a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, a conclusão é que os 1.656 paulistas ouvidos estão tecnicamente divididos na avaliação do atual governo. Nas eleições 2022, Lula obteve 44,76% dos votos e Jair Bolsonaro (PL), 55,24%.

Em Minas Gerais a aprovação de Lula foi de 52% e desaprovação de 47%, enquanto que 1% não sabe ou não respondeu. A pesquisa ouviu 1.506 eleitores e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. Assim, também há empate técnico no estado governado por Romeu Zema (Novo). O petista obteve 50,2% dos votos.

A situação se repete em Goiás. No estado governado por Ronaldo Caiado (União Brasil), 49% aprovam o governo do petista, enquanto 50% desaprovam e 1% não sabe ou não respondeu. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais. Foram ouvidos 1.127 goianos. A aprovação é bem superior ao percentual de votos obtidos no segundo turno (41,29%).

O pior desempenho de Lula, segundo a pesquisa Quaest, foi no Paraná: Aprovação de 44%, desaprovação de 54% e 2% que não sabem ou não responderam. A margem de erro de 2,9 pontos percentuais. Foram entrevistadas 1.121 eleitores no estado. Mesmo assim, Lula melhorou em relação ao segundo turno de 2022, quando obteve 37,6% dos votos. E seu adversário, 62,40%.

Redação: Cida de Oliveira