VANTAGEM CONSOLIDADA

Últimas pesquisas apontam eleição de Lula neste domingo

Candidato petista colocará a faixa pela terceira vez, de acordo com Pesquisa Atlas, Ipec e Datafolha, com os três apontando variações dentro da margem de erro em relação aos números anteriores

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula lidera em todas as pesquisas

São Paulo – A última rodada de pesquisas medindo as intenções de votos para a Presidência da República confirmam resultado que há meses os institutos vêm apontando, de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL). Os números começaram a sair na manhã desde deste sábado (29), menos de 24 horas antes do início do pleito no país. Também saíram números para o governo do Estado de São Paulo. Lula, ao lado de Fernando Haddad, encerrou a campanha em São Paulo, com um carnaval acompanhado por dezenas de milhares de pessoas.

Os primeiros levantamentos, da CNT/MDA e Paraná, foram na contramão dos outros institutos nos dias anteriores. Deram crescimento de Bolsonaro e queda de Lula em um ambiente de empate técnico. Os números causaram estranheza nas redes sociais, gerando suspeitas de que poderiam estar sendo divulgadas no fim da manhã para criar um falso clima de virada. A partir do meio da tarde, porém, as pesquisas Atlas, Ipec e Datafolha confirmaram a vantagem de Lula em cenários de estabilidade, com flutuações dentro da margem de erro.

Atlas e Ipec confirmam Lula

O Atlas apontou vitória de Lula por 53,4% a 46,6% dos votos válidos, vantagem de 6,8 pontos percentuais, 0,4 maior em relação à pesquisa do mesmo instituto. Nos votos totais, Lula obteve 52,4% da preferência contra 45,7% do adversário, além de 1,9% de brancos e nulos. Logo depois, o Ipec, contratado pela TV Globo, apresentou 54% a 46% em favor de Lula, números sem alterações em relação à divulgação anterior. No total de intenções de voto, 50% a 43%, com 5% de brancos e nulos e 2% de indecisos. Foram entrevistadas 4.272 pessoas em 236 municípios entre quinta-feira (27) e sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula nas pesquisas Datafolha e Quest

No início da noite, o Datafolha também indicou Lula na frente nos votos válidos, com 52% das intenções contra 48% de Jair Bolsonaro. A pesquisa foi feita com 8.320 eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais. No levantamento anterior, a vantagem de Lula era de 53% a 47%. Nos votos totais, Lula soma os mesmos 49% de antes e Bolsonaro oscilou de 44% para 45%. Brancos e nulos são 4% e indecisos, 2%. O Datafolha ouviu 8.308 pessoas em 253 municípios, entre sexta (28) e no sábado (29).

Por fim, a Quaest também viu Lula vencendo por 52% a 48% nos votos válidos, com margem de erro de dois pontos percentuais. Nos votos totais, o petista tem 45% das intenções e o atual presidente, 42%, no cenário estimulado. O instituto entrevistou duas mil pessoas pessoalmente entre os dias 28 e 29 de outubro.