Novo cenário

Pesquisa no Ceará: com fim de aliança, PDT e PT disputam 2º lugar. Camilo lidera com folga para o Senado

Capitão Wagner está primeiro e, associado a Lula, Elmano de Freitas cresce na disputa para o governo. Camilo Santana lidera com folga para o Senado.

Divulgação/Focus.Jor
Divulgação/Focus.Jor
Capitão Wagner lidera. Roberto Cláudio vai para 3º com apoio de Ciro e Elmano de Freitas vai para segundo com Lula


São Paulo – O deputado federal Capitão Wagner (UB) lidera a disputa pelo governo do Ceará, segundo pesquisas eleitorais divulgadas nesta quinta-feira (4). Candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Wagner obteve 38% das intenções de voto na pesquisa Ipespe, contratada pelo jornal O Povo. E somou 35% da preferência eleitoral no estado na pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Record do Ceará.

De acordo com o Ipespe, Capitão é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 28%, enquanto o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) tem 13%. Mesmo cenário, com variações numéricas, verificado pelo RealTime Big Data, em que o pedetista também ficou em segundo lugar, com 26% dos votos. Seguido pelo petista numa margem mais apertada, com 21% das intenções. Os dois estudos são os primeiros a mostrar uma pesquisa eleitoral para o governo do Ceará após o fim da aliança de 16 anos no estado entre o PT e o PDT. E com a definição do nome de Elmano pelo PT.

Na pesquisa Ipespe, os candidatos são seguidos por Zé Batista (PSTU), com 1%, e por Adelita Monteiro (Psol), também com 1% dos votos. As entrevistas foram realizadas entre 30 de julho e 2 de agosto, antes, portanto, de a candidata do Psol retirar-se da disputa para apoiar Elmano de Freitas. Eleitores que pretendem votar nulo ou branco somaram 11%. E indecisos, outros 8%. 

Elmano cresce com Lula

A pesquisa Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

Já o RealTime Big Data consultou 1.500 eleitores entre esta terça e quarta. A margem de erro é de 3 pontos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número CE-06152/2022. Esse estudo também testou o nome dos candidatos ao governo conforme seus padrinhos políticos. Com o apoio de Bolsonaro, Capitão Wagner lidera a pesquisa, com 34% dos votos, mas reduz sua vantagem para um ponto percentual acima da margem de erro.

O candidato do Elmano de Freitas é o que mais ganha, com o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois vai a 30% dos votos, subindo para o segundo lugar. Roberto Cláudio cai para a terceira posição com apoio de Ciro Gomes (PDT), com 25% dos votos. Brancos e nulos somam 6% e indecisos, 5%. 

Camilo lidera disparado para o Senado

As duas pesquisas também mensuraram as intenções de voto para o Senado. Nos dois casos, o ex-governador Camilo Santana (PT) lidera com folga a disputa por uma cadeira pelo Ceará. O petista alcança de 66% a 68% das intenções de voto contra o vereador Inspetor Alberto (PL), que registrou 5%, além de Doutor Cabeto (PSDB), 3%, e Paulo Anacé (Psol), com 1%. O candidato Carlos Silva (PSTU) não pontuou na pesquisa do Ipespe. 

Na estimulada do Real Big Data, Camilo Santana chega a 66% dos votos, contra 3% dos demais candidatos. 

Redação: Clara Assunção