Eleições 2022

Em convenção do PT no Ceará, Lula diz que Bolsonaro ‘não tem medo da urna, mas do povo’

Evento neste sábado em Fortaleza oficializou Elmano de Freitas e Camilo Santana ao governo e ao Senado. Prefeitos deixam PDT para apoiar candidatos do PT no Ceará

IL/Reprodução
IL/Reprodução
A governadora do Ceará, Izolda Cela, também pediu desfiliação do PDT e declarou apoio a Elmano e Camilo

São Paulo – Em discurso neste sábado (30), em Fortaleza, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou às ameaças à democracia e ao sistema eleitoral feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “mentiroso” e “troglodita”. Líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, o petista classifica as eleições deste ano como uma disputa entre a democracia e o fascismo e declarou que o medo de Bolsonaro, que tenta a reeleição, não é a urna (eletrônica), mas o voto do povo.O discurso de Lula marcou a convenção do PT no Ceará que oficializou hoje as candidaturas do deputado estadual Elmano de Freitas ao governo do Estado e do ex-governador Camila Santana ao Senado. 

“Não vamos aceitar provocação. Nossa vingança será na urna. Bolsonaro tem dito todo dia que a urna não presta, a mesma urna que elegeu ele várias vezes. Mas o medo dele não é a urna, o medo dele é o povo. Porque o povo vai dar uma surra nele na urna”, declarou Lula. 

Críticas a Bolsonaro

A 63 dias do primeiro turno da disputa, marcado para 2 de outubro, Lula ressaltou que essa não é uma “eleição comum”. “Não é um homem contra outro homem, ou um partido contra outro partido. Essa eleição é a democracia contra o fascismo, é a democracia contra o autoritarismo, é a verdade contra a mentira, é o amor contra o ódio, é a solidariedade contra a discórdia. Nessa eleição, a gente estará jogando o futuro de cada um de nós”, acrescentou. 

Durante o evento na capital do Ceará, Lula voltou a afirmar que promoverá um “revogaço” de todos os decretos de sigilo assinados por Bolsonaro sobre investigações contra ele e seus familiares. O ex-presidente também criticou o uso eleitoral da ampliação do Auxílio Brasil, com término em dezembro deste ano, logo após as eleições. E acusou Bolsonaro de mentir sobre a transposição do rio São Francisco. 

A obra foi iniciada durante seu governo e estava praticamente concluída, com quase 90% dela realizada antes da posse do atual chefe do Executivo. Mas a entrega vem sendo disputada pelo candidato do PL, que tenta diminuir sua rejeição no Nordeste. 

lula no ceará
(Foto: Ricardo Stuckert)

Desfiliação em massa do PDT

O palanque de Lula no Ceará, definido neste sábado, também marcou o fim da aliança de 16 anos no estado entre o PT e o PDT. O rompimento se deu em decorrência da decisão, unilateral, dos pedetistas de lançarem o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) candidato a governador. A decisão contrariou acordo que previa a candidatura da atual governadora, Izolda Cela (ex-PDT) que era apoiada pelos petistas. Roberto Cláudio era o candidato preferido pelo presidente da legenda, Carlos Lupi, e o candidato do partido ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes

O PT decidiu então lançar candidatura própria ao governo do Ceará. A decisão do PDT também provocou racha na legenda. Nesta sexta (29), Izolda e pelo menos sete prefeitos se desfiliaram para apoiar Elmano e Camilo. A atual governadora não compareceu à convenção do PT, mas recebeu Lula pela manhã no Palácio da Abolição. No evento, o petista cumprimentou Izolda, de acordo a Folha de S. Paulo. “No Brasil não tem uma pessoa com a capacidade na área da educação como a companheira Izolda”, destacou Lula. 

Anunciaram desfiliação do PDT os prefeitos Carlos Áquila (Moraújo), Dr. Junior (Chorozinho), Nezinho Farias (Horizonte), Dr. Juju (Jaguaribara), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Taiano Martins (Tarrafas) e Thiago Campelo Nogueira (Aracoiaba). Além deles, manifestaram apoio a Elmano, mas ainda permanecerão no PDT, os prefeitos Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Guilherme (Barbalha). A informação é da Fórum.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, irmão de Ciro, também se posicionou em favor da governadora. Em entrevista ao Diário do Nordeste, o prefeito ainda comentou que Izolda tinha o apoio também do senador Cid Gomes. Os dois não compareceram à convenção do PDT no último dia 24 de julho que confirmou a candidatura de Roberto Cláudio ao governo do Ceará.