"Ele vive de mentiras"

No ‘Flow’, Lula diz qual é o problema em ‘debater com o Bozo’

“Minha mãe dizia: a mentira voa, a verdade engatinha”, diz Lula sobre bolsonaristas. Igor 3K se diz “nem bolsonarista, nem lulista”, e ex-presidente diz: “Quero sair daqui ganhando seu voto, cara”

Reprodução
Reprodução
"A gente inverteu a lógica de achar que os pobres não podem subir um degrau na ascensão social"

São Paulo – O candidato da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou a entrevista ao podcast Flow, nesta terça-feira (18) atacando a as mentiras propagadas por Jair Bolsonaro (PL). “O problema de debater com o Bozo é que ele é um mentiroso compulsivo. É um negócio impressionante. Eu pensei que o Maluf era mentiroso, faço política há 50 anos.” Lula também afirmou que Bolsonaro “se comportou como um pedófilo” quando disse que “pintou um clima” com menores venezuelanas, durante passeio nos arredores de Brasília.

“Tava vendo um vídeo do Bozo esses dias, naquele vídeo em que ele fala das meninas venezuelanas, ele diz textualmente: ‘Tenho que mentir, é preciso mentir. O político tem que mentir’, relatou Lula ao apresentador do Flow Igor 3K. Lula destacou que as pessoas tem maior propensão, num primeiro momento, em acreditar em mentiras. “Minha mãe dizia: a mentira voa, a verdade engatinha. É sempre assim.”

“Não só a campanha com base na mentira – e das piores mentiras, as coisas mais perversas que você pode imaginar – como o governo dele é uma mentira”, afirmou Lula. “Já foi divulgado que ele mente quase oito vezes por dia. O cara levanta 1h da manhã para contar mentira, para tentar corrigir a maluquice que ele fez de ir na casa das meninas que prestam serviço, que trabalham, para achar que elas estavam fazendo qualquer coisa errada. Ele foi lá com segundas intenções”, acrescentou.

‘Comportamento de um pedófilo’

Igor questionou Lula se ele achava que Bolsonaro realmente seria um pedófilo. “Ele se comporta como se fosse”, respondeu o ex-presidente. “O comportamento dele agora no caso das meninas da Venezuela é um comportamento de um pedófilo. E ele percebeu isso. Por isso que ele ficou apavorado e tentou se explicar o mais rapidamente possível.

Para Lula, Bolsonaro não mede as consequências das suas declarações, e tem “propensão” de mentir e falar bobagem. “É uma coisa delicada. Eu pelo menos não estava acostumado a fazer política assim. Fui candidato contra Collor, contra o Fernando Henrique Cardoso, contra o Serra e o Alckmin. É uma coisa civilizada em que você discute o Brasil. Você defende seu programa. Com ele é impossível. Ele não teve programa em 2018 e não tem agora. Ele vive de mentiras.”

Igrejas

Lula citou, por exemplo, as fake news propagadas pelo bolsonarismo que alegam que ele, se eleito, o petista mandaria fechar igrejas. “Não tem cabimento”, rebateu. “Fui eu em 2003, que sancionei a lei de liberdade religiosa nesse país. Ele era deputado, ele sabe disso. Fui eu que criei, em 2010, a Marcha para Jesus. Eu defendo a liberdade religiosa porque acredito que a fé é uma coisa sagrada, cada pessoa exerce como bem entender. E eu defendo todas as religiões.”

Igor perguntou se justamente por isso, por defender todas as religiões, Bolsonaro teria mais votos entre o eleitorado evangélico. Lula alegou que o atual presidente “possivelmente tem uma fábrica de contar mentiras” junto a esses setores e denunciou a atuação de determinados pastores que “funcionam como candidatos”, coagindo o voto dos fieis. “Os evangélicos, tem gente muito séria, são muitos trabalhadores, gente pobre que trabalha. Eu era presidente do sindicato e convivia com centenas de metalúrgicos evangélicos”, lembrou.

A entrevista de Lula ao Flow passou de 1 milhão de espectadores simultâneos no canal oficial. Além disso, sua participação é destaque nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #LulaNoFlow ocupa o primeiro lugar nos trending topics (temas mais comentados), com mais de 130 mil menções.

Desde o começo da conversa, o apresentador Igor 3K trata Lula como “cara”, como a qualquer entrevistado. Lula aderiu ao tratamento, diante de um influenciador assumidamente “antipolítico, mas não antipolítica”, que diz não ser nem Bolsonaro, nem Lula. “E eu quero ganhar o seu voto, cara”, reage Lula.


Leia também


Últimas notícias