Avaliação do público

Lula tem mais menções positivas nas redes sociais durante debate na Band

Lula obteve uma média de 44,5% de menções positivas durante o evento, enquanto Bolsonaro concentrou 36,5%

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula deseja usar o tempo adicional na TV para apresentar propostas que podem tirar os brasileiros do sufoco e colocar mais comida em sua mesa

São Paulo – O primeiro debate entre os candidatos à Presidência no segundo turno das eleições deste ano, realizado na noite de ontem (16) na TV Band, foi mais favorável à imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que à do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Isso é o que apontam dois levantamentos feitos a partir da transmissão do debate, organizado por, além da Band, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo, portal UOL e CNN.

Nas redes sociais, Lula obteve uma média de 44,5% de menções positivas durante o evento, enquanto o adversário do PL concentrou 36,5% de menções positivas. Os dados são do cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Felipe Nunes, que também dirige o instituto Quaest, que neste ano tem realizado pesquisas eleitorais.

No primeiro e segundo blocos, Lula foi melhor (43% e 46% de menções positivas, respectivamente). Conseguiu fazer Bolsonaro falar de temas caros a ele: vacina e pandemia. No terceiro bloco, com o tema da corrupção, Bolsonaro se saiu melhor (51%), segundo a avaliação de Nunes sobre as postagens nas redes sociais.

Segundo Nunes, “foi um debate intenso, também nas redes sociais”. Foram quase 550 milhões de interações sobre o debate entre 17h e 23h.

Eleitores ‘independentes’

Em outro levantamento durante o debate da Band, a AtlasIntel reuniu 100 eleitores que não votaram em Lula ou Bolsonaro. A maioria (54%) considera que Lula ganhou o debate, 32% acham que Bolsonaro ganhou e 14% não souberam responder.

Esse resultado se mantém para eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), outros candidatos, branco/nulo e também para os que não votaram. Todos esses grupos concordam que Lula venceu o debate.

O estudo se baseia na opinião de nove grupos, e a amostra não é representativa. Ou seja, não se trata de estimativas sobre a opinião da população.

Leia também: Lula repassa seu governo e explora pandemia em embate com Bolsonaro

O objetivo desse tipo de estudo é avaliar tendências e informar análises. Análises subjetivas e baseadas apenas na opinião do analista tendem a ser enviesadas, especialmente quando o analista votou num dos dois candidatos no primeiro turno.

Os participantes foram divididos em nove grupos, de acordo com os estados onde residem: Paraná/Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Acre e Mato Grosso/Mato Grosso do Sul.

Após o debate, 59% dos participantes disseram que tendem a apoiar Lula no segundo turno, 32% tendem a apoiar Bolsonaro e 9% se dizem indecisos.


Com informações da página de Felipe Nunes no Twitter e Pedro Menezes, do site PollsterGraph