A serviço da democracia

Múcio assume a Defesa com o compromisso de atuar pelo desenvolvimento do país

Novo ministro fala em incrementar o intercâmbio entre as frentes da estrutura militar e a base industrial da defesa para promover a evolução científica e tecnológica

Marcelo Camargo / ABr
Marcelo Camargo / ABr
Múcio: "cumprimento das missões institucionais da Marinha, do Exército, da Força Aérea e do Estado Maior Conjunto"

São Paulo – A discursar ontem (2) na cerimônia de posse no Ministério da Defesa, o novo titular, José Múcio Monteiro, disse que vai atuar para fortalecer as ações da pasta e ampliar as relações com outros setores. “Chego com humildade, com profundo respeito à cultura e às tradições militares e com um compromisso sincero de me dedicar diuturnamente a contribuir para o cumprimento das missões institucionais da Marinha, do Exército, da Força Aérea e do Estado-Maior conjunto”, afirmou.

Múcio também destacou a importância do Ministério da Defesa como indutor do desenvolvimento. “Procurarei igualmente incrementar o intercâmbio das estruturas militares com a base industrial da defesa brasileira e com meio acadêmico de modo a estimular a evolução técnica, tecnológica, científica e comercial e com isso contribuir para o desenvolvimento nacional.”

O ministro também conclamou civis e militares a trabalhar juntos para construir um país “mais justo, mais próspero e mais feliz”. A cerimônia foi acompanhada por oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de parlamentares e ex-ministros.

José Múcio foi ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Relações Institucionais da Presidência da República no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as competências do ministério, estão a operacionalização do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a elaboração de políticas e estratégias de defesa e militares.

Múcio, considerado um político conciliador e moderado, terá a missão de melhorar a relação de Lula com os militares, que tiveram participação de destaque em cargos de gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Múcio nasceu em Recife e tem 74 anos. Ele integrou a equipe ministerial de Lula durante o segundo mandato do petista (2007-2010). Na oportunidade, foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais.

Perfil

Múcio iniciou a carreira a política na década de 1970 e, ao longo dos anos, passou pelas siglas PFL, PSDB e PTB. É formado em Engenharia Civil e já foi prefeito da cidade de Rio Formoso (PE), entre 1982 e 1983. Na sequência, foi secretário de Transportes, Comunicação e Energia de Pernambuco.

Primeira mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos promete ‘fazer valer o fato histórico’

Também foi eleito deputado federal por cinco mandatos consecutivos, tendo se licenciado para assumir o cargo de secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de de Recife (1997-1998) e o ministério de Lula (2007-2009). Em setembro de 2009, renunciou ao mandato de deputado federal para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU). Deixou a Corte em dezembro de 2020.


Com informações da Agência Brasil e do portal g1