"União e Reconstrução"

Em posse como ministro da Casa Civil, Rui Costa destaca que ‘povo brasileiro quer paz’

Novo ministro anuncia retomada imediata de programas como o Minha Casa, Minha Vida. Ele terá dois dias de encontros com todos as pastas, para definir urgências

José Cruz/Abr
José Cruz/Abr
"Vai ser o ritmo da correria”, afirmou Rui Costa ao assumir Casa Civil. Prioridade é sair deste momento de "paralisia completa"

São Paulo – O ex-governador da Bahia Rui Costa assumiu oficialmente o comando da Casa Civil nesta segunda-feira (2), em cerimônia no Palácio do Planalto. Considerada a pasta mais importante da Esplanada dos Ministérios, pela proximidade com o presidente da República, a Casa Civil funciona como um centro administrativo do governo federal e é responsável por articular a execução de políticas públicas pelos demais ministérios.

O slogan do novo governo brasileiro, “União e Reconstrução”, foi destacado pelo novo ministro em seu discurso. Costa enfatizou que será necessário unir o Brasil para recuperar o país do desmonte geral promovido pelo governo anterior. “O povo brasileiro votou no Lula porque quer paz. E acho que todos prestaram atenção no slogan que ele escolheu no governo dele – ‘União e reconstrução’. Essas serão as duas palavras que simbolizarão este novo governo. Unir o Brasil, unir os diferentes. E unir significa intensificar os debates”, disse.

O novo ministro fez críticas duras a Jair Bolsonaro, afirmando, por exemplo, que a equipe de transição identificou obras que foram “deletadas dos arquivos” como completas mas, na verdade, ainda estão em construção. “Nem mesmo sabemos quantas obras no Brasil estão paralisadas. Cada um tem um número.” Segundo Costa, nem os ministérios conseguem precisar quantas são as obras paralisadas hoje. “Isso é demonstrações do caos que estamos recebendo.” Rui Costa afirmou também que, para definir as prioridades mais urgentes do governo Lula, passaria os de hoje e de amanhã se encontrando com cada um dos 36 outros novos ministros para ouvir as demandas de cada pasta.

Em construção

Mas ele já apontou ao menos uma entre as principais políticas públicas a serem rapidamente iniciadas. “Quem tem muita pressa e ansiedade para ter casa para morar, o programa Minha Casa, Minha Vida, o Lula já anunciou que vai retomar. Temos centenas de casas prontas, com 95%, 98% (já concluídas). Casas prontas desde o governo Dilma, e não foram habitadas ainda. Isso é inadmissível, e elas serão todas habitadas ainda no primeiro semestre deste ano. Todas.”

Ele disse ainda que buscará “diálogo intenso” com o setor produtivo e com a sociedade. “A orientação do presidente Lula é discutir todos os fatores econômicos e sociais. A retomada de um país que vai crescer dialogando”, completou o ministro, ao destacar a intenção de abrir conversas para aproximar o agronegócio e a agricultura familiar.

Perfil

Natural de Salvador, Rui Costa tem 59 anos e é economista. Foi governador da Bahia de 2014 a 2022 e deputado federal de 2011 a 2014.

Costa iniciou a carreira com atuação no movimento sindical, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980. Foi vereador em Salvador e ganhou destaque como secretário estadual durante a gestão de Jaques Wagner (2007-2014) no governo da Bahia.

Com Agência Brasil e g1