Hora da posse

Primeiros chefes de Estado chegam à Câmara. Líder do governo fala em diálogo e respeito ao parlamento

Lula e Alckmin farão juramento à Constituição a partir das 15h

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

São Paulo – Os primeiros chefes de Estado já chegaram ao plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. Será nesse local o cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Delegações estrangeiras já se posicionam nas galerias. Às 15h, Lula será recebido pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Depois do Hino Nacional, o presidente assumirá o compromisso à Constituição e assinará o termo de posse. Depois, já empossado, fará um pronunciamento.

“É um momento muito forte de esperança. É a primeira vez que a república democrática brasileira um presidente governa três vezes”, afirmou a TV Câmara no início da tarde deste domingo (1º) o futuro líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Segundo ele, o objetivo é “compor uma base sólida, dialogar e respeitar o parlamento”.

Futuro titular da Secretaria de Comunicação Social, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse que este é um “ano novo diferente”. “Além de tudo que a gente espera de bom pro ano, todo mundo deposita uma enorme confiança no presidente Lula. O presidente está muito animado”, afirmou. Segundo ele, a presença de 65 delegações internacionais mostra o “prestígio” do novo presidente e aponta a “capacidade de recuperar o Brasil como protagonista do cenário internacional, de pautas importantes”.

Lula e Alkmin deverão chegar à Catedral Metropolitana por volta de 14h20. Dez minutos depois, sairá em direção ao Congresso, em percurso de aproximadamente 10 minutos. Ele deverá mesmo andar em veículo aberto, no Rolls-Royce presidencial.