Reta final

Lula concentra agenda no Sudeste, mas não prevê ir a debate no SBT

Lula teve comício em MG na sexta, vai a dois atos em São Paulo neste sábado – um deles na hora do debate – e domingo na Portela, no Rio

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

São Paulo – A agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias se concentra no Sudeste. Com 43% do eleitorado do país, a região reúne os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, com 34,7 milhões de eleitores: Minas Gerais, com 16,3 milhões; e Rio de Janeiro, com 12,8 milhões. Já esteve na noite desta sexta (23) em Ipatinga (MG). Neste fim de semana, Lula terá atos em São Paulo – um deles na hora do debate do SBT – e no Rio

Neste sábado (24), ao lado do vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o candidato à Presidência da República participa de comícios na capital paulista. A partir das 11h, o evento será na Praça Mirna, na zona sul da cidade. O segundo ato será em Itaquera (zona leste), na Praça Brasil, no final da tarde. Portanto, na agenda não consta a ida de Lula ao debate do SBT às 18h15 deste sábado.

A coordenação da campanha e o candidato decidiram não comparecer, por avaliar que a participação no programa de Ratinho, ontem (22), já contemplaria a necessidade de falar ao público do SBT. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, foi uma das defensoras dessa posição.Além disso, como lembra Maurício Stycer no portal UOL, a estratégia de não participar de debates no primeiro turno funcionou tanto para Fernando Henrique Cardoso em 1998 (elegeu-se no primeiro turno) como para Fernando Collor em 1989.

Muito tempo de agenda para pouco de fala

Mesmo assim, Lula foi ao primeiro debate, exibido pela Band em 28 de agosto, e já confirmou presença no último, na próxima quinta (29), na Globo. A coligação Brasil da Esperança alega que o período legal de campanha, de apenas dois meses, dificulta a realização desses debates. A campanha avalia que tomam muito tempo de preparação, para poucos momentos de fala.

Apesar disso, a possibilidade de Lula ir ao debate não está totalmente descartada. Se a decisão for a de comparecer, a campanha precisaria, neste caso, fazer uma logística especial. Isso porque a agenda prevê que, nesse horário, o ex-presidente estará no comício de Itaquera.

Ratinho a Lula: “Você encanta”

O QG da campanha de Lula e o próprio ex-presidente avaliaram como positiva a entrevista a Ratinho. Não apenas pelo fato de ser um encontro na “casa do adversário”. Mas também porque o diálogo entre ambos no programa foi descontraído desde o início. A primeira pergunta feita a Lula foi: “Posso te chamar de Lula?”, a que o candidato respondeu que “pode”. Ratinho chegou a dizer a Lula: “Você encanta”.

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada ontem (22), Lula mantém a liderança entre os eleitores do estado de São Paulo, com 41%, ante 34% de Jair Bolsonaro (PL). A campanha do petista reconhece a importância de se investir no maior estado da federação, até porque o ex-presidente oscilou dois pontos para baixo desde a semana passada, quando tinha 43%, enquanto seu adversário, 33%.

No Rio sem Freixo

Já no domingo a agenda será no Rio de Janeiro, em ato político na quadra da Portela, em Madureira (zona norte), às 10h. O encontro em um dos pontos mais tradicionais do samba no Rio de Janeiro terá importância estratégica. Lula e Alckmin serão recebidos pelo prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD). Porém, Lula não estará presente em comício do candidato ao governo fluminense, Marcelo Freixo (PSB), que será realizado à tarde na Lapa (região central).

No Sudeste, a disputa está mais difícil justamente no Rio. O Datafolha mostra empate técnico entre o ex-presidente, com 40%, e Bolsonaro, que tem 38%. Já em Minas, Lula está na frente, com 46% (subiu 3 pontos), enquanto o atual mandatário aparece com 33% (mesmo índice da pesquisa anterior).