Despedida

Líder do governo, Randolfe deixa a Rede Sustentabilidade após criticar decisão do Ibama

Em nota, senador se opõe a decisão do Ibama de negar licença solicitada pela Petrobras para perfuração marítima na bacia da foz do Amazonas

Antônio Cruz/Agência Brasil
Antônio Cruz/Agência Brasil
Senador foi incisivo na nota na qual se desfilia da legenda: "peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da Rede"

São Paulo – O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, anunciou na manhã desta quinta-feira (18) que deixa a Rede Sustentabilidade, partido ao qual era filiado desde 2015. Na madrugada de hoje, o senador já havia manifestado sua contrariedade ante a decisão do Ibama de indeferir, nesta quarta-feira (17), a licença requerida pela Petrobras para perfuração marítima na bacia da foz do Amazonas.

“A decisão do Ibama contrária a pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas”, afirmou o  senador no Twitter. Seu gesto de deixar a legenda expressa clara divergência com a minista do Meio Ambiente, Marina Silva, o principal nome da legenda.

“Junto a todas as instâncias do governo federal, reuniremos todos aqueles que querem o desenvolvimento sustentável do Amapá, para de forma técnica, legal e responsável lutarmos contra essa decisão”, disse em sua conta.

Ibama viu problemas técnicos em projeto de exploração

A decisão do Ibama ocorreu “em função do conjunto de inconsistências técnicas” e seguiu recomendação de analistas da Diretoria de Licenciamento Ambiental da instituição. Segundo despacho do presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, que nega a licença, “foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”.

Quanto à decisão de deixar a Rede, em nota, Randolfe agradeceu “o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo”, e comentou a conjuntura do último período no país.

“Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça”, afirmou o senador. “Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão”, acrescentou.

Leia a íntegra da nota divulgada por Randolfe:

Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos
brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Randolfe Rodrigues