Caso Marielle

Irmãos Brazão e delegado Rivaldo chegam a Brasília e estão em presídio federal

Apontados como mandantes do assassinato de Marielle Franco, os três ficarão em presídios federais diferentes

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil
Presos na operação da PF desembarcam em Brasília

São Paulo – Os três presos na manhã deste domingo (24) pela Polícia Federal e apontados como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, já estão em Brasília e foram encaminhados para o presídio federal, no complexo penitenciário da Papuda.

Os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa desembarcaram em um avião da PF e seguiram para o Instituto Médico Legal (IML), onde passaram por exame de corpo de delito. Em seguida, tiveram as prisões mantidas em audiências de custódia. As prisões preventivas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que relata o caso na Corte, devido ao foro privilegiado dos investigados.

Leia também: Polícia Federal prende três suspeitos por morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

O delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e apontado pela investigação como principal planejador do crime, deve ser o único a ser mantido na Papuda. Domingos Brazão será enviado ao presídio federal de Campo Grande e o deputado federal Chiquinho Brazão a Porto Velho. A intenção é evitar contato entre os investigados no sistema prisional.

Rivaldo Barbosa tomou posse na chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro no dia 13 de março de 2018, um dia antes do crime e, conforme a delação do ex-policial militar Ronnie Lessa, planejou o crime junto com os outros dois presos e teria garantido a impunidade e obstrução das investigações. Ele foi nomeado pelo general Walter Braga Netto, então interventor na segurança pública do estado. Na ocasião, com justificativa na escalada de violência, o então presidente Michel Temer decretou intervenção federal no estado do Rio de Janeiro.